A Secretaria Municipal de Saúde de Abelardo Luz deflagrou, no último sábado (20), nos bairros Alvorada e São João Maria, a Operação “Sábado da Faxina” para recolhimento de lixo e à caça de possíveis criadouros do Aedes Aegypti, mosquito que transmite doenças como dengue, zika e chikungunya. A ação teve como objetivo orientar a população e prevenir o aumento de casos no município, onde já foram registrados 12 focos até o momento.
A mobilização ocorreu das 8h às 12h e reuniu aproximadamente 50 pessoas, entre servidores municipais, Agentes de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde. Também contou o apoio de máquinas e funcionários da Secretaria de Infraestrutura, Assistência Social, Corpo de Bombeiros Militar, Bombeiros Comunitários e voluntários de clubes de serviços como Rotary Club e Interacty Club.
A ação foi marcada com vistoria nos quintais das casas, recolhimento de lixo, entulho e orientações aos moradores. Durante a mobilização, as equipes encontraram larvas de mosquito em cinco pontos, além de coletar muito lixo propício para possíveis criadouros. As larvas coletadas foram encaminhadas para análise no laboratório de referência, que é o LACEN, em Xanxerê.
“Os resultados deste mutirão são bastante preocupantes. Percebemos que a população não está tão preocupada quanto imaginávamos devido a grande quantidade de lixo que foi recolhido com o caminhão nos dois bairros com cerca de 15 cargas no total. Encontramos vários pontos de água parada, onde coletamos as larvas, que pelas características é bem provável que seja do mosquito da dengue”, ressalta a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica Municipal, Rosane Ribeiro.
A Vigilância Epidemiológica reforça o envolvimento de todos no combate ao mosquito para prevenir Abelardo Luz de uma possível infestação de focos do Aedes Aegypti, fazendo a limpeza dos quintais e evitando acumular água em qualquer recipiente, entre outros cuidados.
“Como a quantidade de lixo realmente foi muito grande pretendemos voltar nestes bairros para concluir o mutirão ainda nesta semana. Queremos agradecer a todos que se envolveram e participaram deste trabalho. Vamos continuar com os mutirões e com as vistorias também nos demais bairros, mas ainda não temos datas definidas. Orientamos a todos para que continuem fazendo a sua parte, cuidando do seu lixo, limpando seu terreno e evitando água parada”, orienta a enfermeira.
Dicas de prevenção para evitar criadouro do mosquito:
1- Evite água parada: acumulo de água em pneus, garrafas ou qualquer tipo de reservatório pode acarretar em um criadouro do mosquito.
2- Jogue lixo no lixo: pode haver acumulo de água dentro do lixo e, com isso, a possibilidade de reprodução do mosquito. Para isso, é importante que as pessoas vedem os sacos de lixo e não os deixem expostos.
3- Cuidado com a caixa d´água: é importante que as pessoas tomem o devido cuidado para que a caixa d´água esteja devidamente tampada para que não haja possibilidade de reprodução do Aedes Aegypti.
4- Reciclagem de pneus: é importante que estes estejam em um local que não exista a possibilidade de acúmulo de água.
5- Vasinho de planta: elimine o pratinho do vaso de planta ou utilize um prato que se encaixe perfeitamente no vaso para que não haja acumulo de água.
Ascom Abelardo Luz