A Coordenação Municipal da Defesa Civil concluiu, na última sexta-feira (5), o levantamento dos danos causados pelos diferentes eventos climáticos que atingiram Abelardo Luz no dia 3 de outubro. A chuva de forte intensidade, com rajadas de vento e granizo, causou estragos com alagamentos e transtornos em diversos pontos do município.
De acordo com o relatório da Defesa Civil, em oito comunidades do interior houve registros de prejuízos de ordem material com destelhamento em residências e galpões. A maioria das comunidades afetadas fica na região dos assentamentos, sendo elas: José Maria, Indianópolis, Novo Horizonte, Santa Rosa I, Santa Rosa II, Santa Rosa III, 13 de Novembro e Olho D’agua.
A Defesa Civil informou que prestou atendimento nas propriedades com registro de destelhamentos e distribuiu 1.056 metros quadrados de lona às famílias atingidas. Nos locais também foram registradas quedas de árvores, problemas em bueiros e estragos nas estradas.
Segundo o coordenador responsável pela Defesa Civil de Abelardo Luz, Henrique Fabris, apesar dos transtornos, não foram atingidos os índices suficientes para o município decretar situação de emergência. “Tivemos danos leves em coberturas de residências e galpões. Na agricultura os danos estão sendo levantadas pela Epagri e pela secretaria de Agricultura”, informou Fabris.
Ascom Abelardo Luz