A quantidade de lixo produzido diariamente no mundo é um dos mais sérios problemas da sociedade. Buscando minimizar os impactos ambientais causados pela destinação incorreta do lixo, alunos do Programa Segundo Tempo, da Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Lazer, também deram sua contribuição para uma cidade mais limpa.
A principal solução para tentar diminuir a grande quantidade de lixo gerada pela sociedade está na conscientização ambiental. De acordo com a coordenadora pedagógica do programa, Cleidi Bertan, é necessário incentivar, regulamentar, fiscalizar, punir e educar a população a respeito das condutas no que diz respeito ao trato e descarte de resíduos.
– Realizamos todo recolhimento do lixo na Sede Bavial junto aos beneficiários do programa, sendo este um dos locais aonde desenvolvemos as atividades do Segundo Tempo. Paralelo a essa ação foi realizada orientações sobre a necessidade de conscientização para o descarte irregular dos nossos lixos – comenta Cleidi.
De acordo com dados do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, do Ministério do Meio Ambiente, R$ 8 bilhões são perdidos por ano no país com resíduo sólido que deveriam ser reciclados. Mais de 90% dos resíduos gerados no Brasil são dispostos no solo e sem aproveitamento nenhum.
(Texto: Andrieli Buchi – estagiária)