O prefeito de Abelardo Luz Wilamir Cavassini e a secretária de Saúde Sandra de Souza, assinaram, nesta segunda-feira (1°), termo de cooperação com o Serviço Social do Comércio (SESC) de Concórdia para trazer ao município a Unidade Móvel do Projeto SESC Saúde da Mulher. O objetivo é fortalecer e ampliar as ações de prevenção e rastreamento dos cânceres de mama e do colo de útero, que são as principais causas de mortalidade feminina.
A Unidade Móvel é composta internamente por quatro ambientes: hall de entrada, consultório para consulta ginecológica de enfermagem e coleta de material para exame papanicolau, sala de mamografia e banheiro. Na parte externa um espaço para recepção e ações educativas em saúde.
Em Abelardo Luz, a unidade ficará do dia 22 de abril até o dia 28 de junho de 2019. No local serão realizadas 1.100 mamografias e 1.100 exames citopatológicos, além de 2.000 atendimentos em Educação em Saúde com atividades nas escolas, grupos de mulheres e grupos de idosos. O público-alvo são mulheres de 18 a 64 anos (para exame preventivo) e mulheres de 40 a 69 anos (mamografias).
O ato de assinatura do convênio foi realizado no Gabinete do Prefeito e marcou o início da campanha Outubro Rosa, programação que está sendo organizada pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer.
“Para Abelardo Luz isso é um ganho muito grande e não terá custo nenhum às pacientes e ao município. A grande vantagem é que as mulheres vão poder fazer seus exames aqui mesmo na cidade, sem precisar ir para Chapecó”, destacou a secretária de Saúde Sandra de Souza.
Segundo a secretária, Abelardo Luz não tem fila de espera por mamografias e toda mulher já pode solicitar o exame nas unidades básicas de Saúde. “Conseguimos eliminar toda fila que tinha. Os novos pedidos de mamografias já podem ser feitos neste mês de outubro. Os casos mais graves já serão encaminhados e os demais serão atendidos pelo projeto do SESC ”, destacou Sandra.
De acordo com a técnica do SESC e coordenadora do projeto, Crisciani Ninow, são duas unidades que percorrem todo estado de Santa Catarina, permanecendo em torno de 45 dias úteis em cada município parceiro. Segundo ela, o calendário segue um cronograma estadual que é feito conforme a logística e a demanda da região, sendo firmado com antecedência com os municípios interessados.
“Nós atendemos de Uribuci até o Extremo-Oeste. Abelardo Luz será o segundo município a receber a unidade móvel em 2019, sendo primeiro Faxinal dos Guedes. O nosso objetivo é promover saúde contribuindo com a melhoria de qualidade de vida da população, não somente das mulheres, pois quando trabalhamos com a mulher, estamos trabalhando com a família e com a comunidade inteira”, destacou Crisciani.
CONTRAPARTIDA
O prefeito Wilamir Cavassini afirmou que a responsabilidade do município no projeto será fornecer o espaço e toda infraestrutura necessária para instalação da unidade móvel, com internet, segurança, recepcionista, além de ficar responsável pelo deslocamento dos profissionais até Concórdia para troca da equipe uma vez por semana.
“Esse é o investimento que o município fará neste programa. Estamos no outubro Rosa e fazendo a assinatura deste convênio para que será muito importante para as mulheres realizar os exames preventivos e da mamografia. É um número bem expressivo, são 1.100 atendimentos que serão realizados neste período, sem custo nenhum. Isso vai facilitar o atendimento às mulheres que não precisarão se deslocar para fora do município”, destacou o prefeito.
Márcio Magedanz – Ascom Abelardo Luz