O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC) promoveu, nos dias 18 e 19 de setembro, um curso de confeitaria para 13 mulheres agricultoras do assentamento São Sebastião, interior de Abelardo Luz. A atividade foi oferecida através de parceria com o Sindicato Rural de Abelardo Luz, CRAS e a Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Programa de Atendimento Integral à Família (PAIF).
A capacitação teve como objetivo contribuir com o desenvolvimento humano e social das mulheres do meio rural, oportunizando a qualificação com novas atividades para geração de renda às famílias do campo. O encerramento foi marcado com uma mesa “farta e deliciosa” com todas as receitas produzidas pelas próprias participantes. Entre as guloseimas podia-se degustar de tortinhas de limão, brigadeiro, rocambole, bolo pão de ló, empadinhas, bolo salgado e muitas outras delícias.
De acordo com a instrutora do SENAR/SC, Lidiane Bigolin, o curso ensinou às participantes várias receitas e técnicas para fabricação caseira de diversos tipos de bolachas, bolos, biscoitos doces e salgados para o próprio consumo das famílias e também para possível comercialização.
“O curso tem a parte teórica no início, mas é mais aula prática. O desempenho delas foi muito bom e conseguimos fazer coisas a mais do que se consegue fazer em outros cursos”, ressaltou Lidiane.
A agricultora Marilei Bortolini participa das reuniões do grupo de PAIF na comunidade e fez o curso com objetivo de aprender novas receitas e estar sempre buscando aperfeiçoamento. “Esse é o segundo curso que participo e gente sempre acaba aprendendo coisas novas. É muito importante para nós da comunidade cursos assim que vai nos ajudar a fazer as receitas em casa e também para as festas da comunidade ou festas de aniversários”, ressaltou.
Márcio Magedanz – Ascom Abelardo Luz