Os 60 anos de história do Município de Abelardo Luz foram relembrados pelos 49 pelotões que participaram do Desfile Cívico de 7 de Setembro, na manhã desta sexta-feira (7), na Avenida Padre João Smedt. O evento reuniu mais de 3,5 mil participantes entre estudantes, professores, membros de entidades e clubes de serviços, além de um grande público de expectadores.
A programação iniciou por volta das 8h45, em frente à Prefeitura, com o hasteamento dos pavilhões e pronunciamento das autoridades. O evento cívico esteve sob a coordenação geral da Secretaria Municipal de Educação, sendo aberto com o desfile da Polícia Militar.
Segundo a secretária Eliane Cantele, organizar o desfile temático foi um grande desafio para as entidades e escolas participantes. “Buscamos retratar um pouco da história de Abelardo Luz e acredito que isso foi apresentado durante o desfile. Tenho somente que agradecer a minha equipe, a direção das escolas, entidades e aos alunos que se dedicaram para que esse evento fosse realizado no dia de hoje”, comentou a secretária.
O Prefeito Wilamir Cavassini ressaltou a importância do ato e parabenizou todos os cidadãos de todas as idades que abrilhantaram o desfile. “O mérito é da Secretaria de Educação, que se empenhou durante toda a semana para que as atividades fossem realizadas. Também quero agradecer a todos os munícipes de Abelardo Luz que acompanharam este belíssimo desfile na manhã de hoje”, destacou Cavassini.
O Desfile Cívico de 7 de Setembro foi animado pela Banda de Percussão do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), projeto social do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), formado por 45 integrantes.
Cavassini parabenizou o trabalho desempenhado pelos jovens e adultos que participaram do ato. “Não poderia deixar agradecer a banda que realizou pela primeira vez uma apresentação em público e tenho certeza que nos próximos anos eles irão abrilhantar não somente o sete de setembro, mas outros eventos”, finalizou.
Homenagens
Alguns dos desbravadores mais antigos de Abelardo Luz também foram homenageados pela Administração Municipal e assistiram ao desfile junto com as autoridades. Emocionada, Maria Lurdes Bodaneze, que reside no município há 56 anos, agradece a homenagem e parabeniza as entidades e escolas participantes do desfile. “Pude acompanhar todo o desfile da história de Abelardo Luz, estava tudo muito bonito, fico muito agradecida por essa homenagem” explicou.
Edílio Rafael Lunardi, morador desde o ano de 1953, relembra com carinho as conquistas que promoveram o progresso em Abelardo Luz. “Quando cheguei aqui não tinha nada, acompanhei a evolução do município, na época quando cheguei haviam poucas pessoas e agora posso ver como isso tudo cresceu. Agradeço por lembrarem de mim e por realizarem esta homenagem”, finalizou.
MORADORES HOMENAGEADOS
Maria Do Amaral
Maximino Rodiguero;
Libera Astrisse;
Olino Zanchet;
Dona Maria Dal Bem
Angelo Pagliosa
Adelina Zanchet;
Edílio Lurnardi;
Maria De Lurdes Bodaneze;
Guido Neuls;
Dona Palmira Teston;
Jorge Sordi;
Dona Leci Bodaneze;
Alterio Sartoreto;
TEXTO E FOTOS: Colaboração Jéssica Tortelli