Abelardo Luz conseguiu atingir a meta da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo. A vacinação no município encerrou na última sexta-feira, dia 31 de agosto, superando a meta recomendada pelo Ministério da Saúde que era vacinar 95% do público-alvo.
De acordo com dados oficiais repassados pelo Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, a cobertura vacinal no município foi de 99,46%, sendo vacinadas um total de 1.108 de um público total de 1.114 crianças de 1 a menores de cinco anos de idade que estavam previstas para ser imunizadas.
“Traçamos estratégias para conseguir atingir essa meta da campanha da pólio e do sarampo que é uma dose de reforço que veio em virtude do surgimento de novos casos no País. Os Agentes de Saúde foram muito importantes nesta missão, indo de casa em casa, visitando criança por criança, para lembrar aos pais e aos responsáveis da importância da vacinação. Agradecemos esses profissionais e também a todos os nossos vacinadores que juntos fizeram com que essa campanha tivesse êxito”, agradeceu a enfermeira responsável pela campanha, Rosane Ribeiro.
De acordo com a enfermeira com a vinda das crianças aos postos de vacinação, foi possível também realizar a atualização da caderneta e colocar em dia diversas vacinas de rotinas que estavam atrasadas. “As vacinas são uma prevenção e alguns anos elas estão deixando de ser feitas. Não sabemos ainda qual o motivo disso, principalmente entre as crianças. Mas lembramos e reforçamos novamente aos pais, tios, avós ou responsáveis que tenham as crianças em casa com idade de vacinação para ficar atentos as vacinas de rotinas. Temos 14 vacinas para as crianças no calendário vacinal que devem ser feitas e tem que levar os filhos o quanto antes seguindo as datas que estão marcadas na caderneta”, reforçou Rosane.
Márcio Magedanz – Ascom Abelardo Luz