Abelardo Luz abriu oficialmente, na manhã desta terça-feira (4), as comemorações da Semana da Pátria, alusivas ao aniversário de 196 anos da Independência do Brasil. A programação foi realizada na Praça Municipal “Olices Stefani” e contou com a presença de autoridades, estudantes e representantes de diversas entidades.
A abertura oficial foi marcada com a chegada do Fogo Simbólico da Pátria, ato solene de hasteamento dos pavilhões, pronunciamento de autoridades e homenagens com apresentação de alunos das escolas municipais Vila Esperança, Laury Luiz Deon, Romildo Menegatti e da Creche Pierina Andreis.
A programação está sendo organizada pela Secretaria Municipal de Educação e conta com a participação de todas as escolas e diversas entidades do município. As atividades estarão acontecendo todos os dias, às 8h, na Praça Olices Stefani, com momento cívico para hasteamento dos pavilhões, sendo cada dia a cargo de diferentes escolas e entidades.
O fogo simbólico da Pátria saiu do Posto Shell e percorreu a avenida Getúlio Vargas acompanhado pelo caminhão do Corpo de Bombeiros, sendo conduzido até a praça por atletas da CME, Grupo de Ciclistas Shipa Top Team, Center Bike e Grupo Danser do Centro Municipal de Cultura. A tocha chegou na praça pelas mãos do professor de dança Claudemir Rodrigues que a passou ao prefeito Wilamir Cavassini que fez o acendimento da “Pira da Pátria”. O fogo simbólico ficará guardado e aceso até o próximo dia 7 de Setembro, quando encerra a programação, com o Desfile Cívico na Avenida Padre João Smedt.
A abertura da Semana da Pátria estava prevista para acontecer no dia 1º de Setembro, mas devido à chuva foi sendo adiada até o tempo melhorar. “Hoje o sol apareceu e fizemos de fato a abertura oficial, agregando em um momento único todos os grupos que se apresentariam nos demais dias”, frisou a secretária de Educação Eliane Cantele, que comentou ainda sobre o significado de homenagear a Pátria.
“A Semana da Pátria é todo dia. É um momento em que onde devemos fazer uma reflexão mais profunda do que precisamos ter e fazer para o nosso Brasil, que é o chão onde nós nascemos, produzimos, trabalhamos e constituímos família. Quando a gente pensa em pátria a gente pensa no Brasil todo, mas devemos pensar como Pátria também Abelardo Luz. Por isso, devemos amar este chão, amar Abelardo Luz para que ele cresça e desenvolva cada vez”, salientou Eliane.
O prefeito Wilamir Cavassini ressaltou a importância de resgatar o espírito patriótico entre os cidadãos de todas as idades, especialmente entre os estudantes e as crianças. “Como cidadãos temos direitos e deveres e precisamos fazer a nossa parte para termos o País que realmente queremos para as futuras gerações. Por isso, precisamos cultivar cada vez mais esse amor pela nossa Pátria, que é o nosso País, é o nosso estado, é o nosso município, e assim buscar manter essa chama sempre acessa e cada vez mais forte no coração de cada um, especialmente das nossas crianças e jovens”, ressaltou o prefeito.
Márcio Magendanz – Ascom Abelardo Luz