Com o objetivo de promover a saúde preventiva e oferecer projetos gratuitos que proporcionem saúde e qualidade de vida às xaxinenses, o Governo de Xaxim firmou contrato de parceria com o Serviço Social do Comércio – SESC, para o desenvolvimento do Projeto Unidade móvel Sesc Saúde Mulher II. As inscrições podem ser feitas pelas xaxinenses até o dia 12 de setembro nas unidades de Saúde portando cópia ou documento original de RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência. Já os exames serão realizados entre os dias 1º e 19 de outubro.
Este é o segundo ano consecutivo que o município receberá o projeto, que tem a finalidade de oferecer exames de mamografia digital e Papanicolau para rastrear e prevenir o câncer de mama e de colo de útero das mulheres com faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde.
A unidade, que permanecerá por 47 dias no município, será instalada em setembro em Xaxim, na Praça Frei Bruno, e iniciará seus atendimentos em 1º de outubro. A estimativa é que sejam realizados 1078 exames de mamografia e 1114 exames Papanicolau, além de mais de 2.000 atendimentos em educação em saúde.
O Prefeito Lírio Dagort ressaltou que “esta é mais uma ação que a Administração buscou para garantir a saúde e qualidade de vida das xaxinenses. É uma grande satisfação trazer novamente este valioso projeto do Sesc e uma ótima oportunidade para que as mulheres possam estar em dia com os preventivos e, ainda, de realizar estes exames sem precisar se deslocar para outros municípios”.
O Secretário Municipal de Saúde, Davi Provenzi Machado, destacou que “a demanda de mamografias do município é de aproximadamente 600 exames e, com a vinda da unidade móvel Sesc Saúde Mulher II, a fila de espera novamente será zerada no município”, ressaltou.
Durante o período em que a carreta permanecer no município serão oferecidos exames de mamografia para mulheres com a faixa etária de 50 a 69 anos e dos 40 aos 49 anos com histórico familiar ou prescrição média; e exames de Papanicolau para mulheres de 25 a 64 anos e, ainda, para aquelas fora da faixa etária que possuírem histórico familiar ou requisição médica. As ações de educação em saúde serão desenvolvidas para toda a comunidade xaxinense.
Janquieli Ceruti|Assessora de Imprensa| Xaxim