Pesagens acontecem de forma periódica para garantir o desenvolvimento saudável na infância
Uma parceria entre a Secretaria de Saúde de Passos Maia e a Pastoral da Criança monitora o desenvolvimento infantil de crianças entre zero a seis anos de idade em todo o município. De três em três meses, avaliações são feitas pela equipe da pastoral em conjunto com agentes comunitárias de saúde, que também realizam uma pesagem mensal nas unidades de saúde.
Agora com a ajuda da tecnologia, o trabalho ganhou o reforço de um sistema informatizado que computa informações como peso, altura, massa corporal e idade da criança, avaliando se há ou não obesidade e os cuidados necessários para evitar o sobrepeso.
“Essa parceria já ocorre há vários meses, porém, com o novo sistema, a avaliação iniciou neste mês de agosto, trazendo modernização e o uso da tecnologia de informação para promover a qualidade da assistência”, considera a secretária de Saúde do município, Nilvania Bortolini de Oliveira.
As primeiras crianças pesadas com o novo sistema foram do Centro da cidade, ainda no dia 4 de agosto, na própria Pastoral da Saúde. A mesma avaliação foi feita no último dia 9, na região do Assentamento Zumbi dos Palmares. Em setembro haverá a estreia do sistema na região da Linha Indumel.
“Através dessa parceria é possível continuar o acompanhamento das crianças já realizado pelas agentes comunitárias de saúde e também orientar todas as famílias sobre a importância do controle da obesidade infantil, da alimentação saudável e do aleitamento materno”, afirma Nilvania.
A secretária espera uma grande adesão das famílias e que a parceira entre a Pastoral da Criança e Secretaria de Saúde melhore a qualidade de vida na idade infantil. “O monitoramento do crescimento e desenvolvimento infantil é muito importante para prevenir doenças e complicações no decorrer do ciclo vital”, completa.
Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia