O Prefeito de Marema, Adilson Barella, abriu na manhã desta terça-feira (14), uma reunião organizada pela Defesa Civil municipal. Em pauta, esteve a implantação do GRAC – Grupo Integrado de Ação Coordenada. O grupo visa atuar em situações de emergências, como: enchentes, vendavais e outros problemas que atinjam a cidade e possam desabrigar pessoas.
Além da Defesa Civil, vão integrar o GRAC: o Prefeito, Secretários e Diretores Municipais, bombeiros, polícia civil e militar. O Coordenador da Defesa Civil no município, Vanderlei Calderan, explica que “o grupo reúne profissionais de diferentes segmentos e setores. O GRAC terá autonomia para se reunir e dar uma resposta rápida em situações de emergência, para isso, será estabelecido um plano de contingência. A intenção é organizar procedimentos a serem adotados em situações assim,” explica.
Durante a reunião foi definido a instalação de um SCO – Sistema de Comando de Operações – na própria sede da prefeitura. Também foi decido que, em caso de emergência, o ginásio municipal e a escola serão os principais locais a abrigarem pessoas; profissionais de assistência social farão o acompanhamento das famílias; a secretaria de saúde vai disponibilizar atendimento, veículos e medicamentos para as vítimas; e as secretarias de serviços urbanos e infraestrutura, vão executar obras emergenciais.
O Prefeito de Marema, Adilson Barella, destacou que as medidas são preventivas e de planejamento. “Nunca queremos vivenciar situações de risco, mas precisamos estar preparados caso alguma ação climática ou outra catástrofe aconteça. Até hoje não havia uma cultura para que as famílias soubessem como lidar em casos de emergência, por isso, vamos apoiar o desenvolvimento da defesa civil, que é um trabalho em conjunto com todos os setores do governo e da sociedade,” afirma Barella.
Patrícia Vanzin – Ascom Marema