Os Prefeitos da região da AMAI deliberaram na reunião desta terça-feira (14) para que a Associação organize um Consórcio Regional para buscar a equivalência do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) ao Sistema Brasileiro de Inspeção/Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária (SISBI/SUASA).
Na oportunidade o Coordenador de Desenvolvimento Regional da Fecam, Emerson Souto explicou a necessidade desta ação para padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a segurança alimentar e incentivar a economia local.
Souto também apresentou aos Prefeitos O Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável (IDMS) que é uma das ferramentas do Sistema de Indicadores, que tem como objetivo avaliar os municípios segundo seu nível de desenvolvimento sustentável.
O IDMS busca auxiliar os agentes públicos para que a tomada de decisão sobre as prioridades locais seja baseada em informações técnicas que identifiquem as áreas que necessitam mais desenvolvimento e aplicação de recursos do município, o que consequentemente eleva os níveis de sustentabilidade e bem-estar social.
Já a Assessora Contábil da AMAI, Andreza Gallas reforçou a importância dos municípios se organizarem para a implantação do e-Social que passa a valer para órgãos públicos em janeiro de 2019.
A Secretária Executiva da AMAI, Ingrid Piovesan apresentou as demandas sugeridas pelos municípios para integrarem a pauta de indicações da região que ficará disponível aos candidatos ao governo e parlamento do Estado de Santa Catarina.
O documento que será divulgado no site da AMAI durante esta semana irá contemplar as temáticas de diversas áreas: assistência social, agricultura, cultura, educação, saúde, segurança e infraestrutura.
Fernanda Bertotto – Ascom AMAI