Começou nesta segunda-feira, dia 6 de agosto, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo. O objetivo é diminuir a possibilidade de retorno destas duas doenças no Brasil. Em Abelardo Luz, é meta é vacinar cerca de 1 mil crianças de 1 ano a menores de 5 anos.
A enfermeira responsável pelo Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Rosane Ribeiro, reforça a importância dos pais levarem os filhos para tomar as duas vacinas, haja visto o risco de reintrodução da paralisia infantil e aos surtos de sarampo em outras regiões do País.
“São duas doenças graves que podem ser prevenidas com a vacinação. A vacina da pólio ou da gotinha previne a criança da paralisia infantil. Por isso, é importante que os pais tragam seus filhos para se vacinar, pois ninguém quer seu filho com alguma sequela ou algum tipo de paralisia por não ter tomado a vacina. No caso do sarampo é uma doença infecto-contagiosa que causa febre, manchas no corpo e nos casos mais graves pode levar à morte”, explicou Rosane.
A campanha da vacinação vai até o dia 31 de agosto. Para tomar a vacina é necessário trazer a caderneta de vacinação e o Cartão do SUS. “A vacina não vai curar a doença. Ela é uma prevenção. Não adianta esperar ficar doente e sair correndo se vacinar. Temos que buscar a vacina antes da doença chegar”, reforçou.
FUNCIONAMENTO SALAS DE VACINA
As vacinas estão disponíveis em todas as unidades de saúde do município a partir desta segunda-feira (6). Nas Unidades de Saúde da cidade o horário de atendimento das salas de vacinação é das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h. No interior do município a vacina é feita todas às quartas-feiras na UBS da Vila Araçá e nas sexta-feiras na UBS 25 de Maio e UBS José Maria.
O Dia D de mobilização nacional será realizado no sábado, dia 18 de agosto, com os três Postos de Saúde da cidade abertos das 8h até às 16h30.
Ascom Abelardo Luz