You are currently viewing Prefeitura de Xanxerê estrutura fluxo de trabalho para iniciar Programa de Controle de Zoonose

Prefeitura de Xanxerê estrutura fluxo de trabalho para iniciar Programa de Controle de Zoonose

A Prefeitura de Xanxerê iniciou as reuniões para colocar em prática as ações do Programa de Controle de Zoonose. O decreto foi assinado em janeiro e, no mês de julho firmado contrato com a Unoesc – através de licitação – que vai prestar as consultas, exames, cirurgias e castrações nos animais vítimas de maus-tratos ou feridos. Por isso, na manhã desta sexta-feira (3), ocorreu uma reunião com representantes das Ongs Ama e Bem-Estar Animal, além da equipe técnica das Secretarias Municipais de Políticas Ambientais e Assistência Social, bem como a Vigilância Sanitária.

O fluxo de trabalho passa a ser elaborado a fim de ajustar os encaminhamentos para efetivamente iniciar os atendimentos. Conforme o advogado da prefeitura, Fernando Dal Zot, é preciso estabelecer a porta de entrada dos animais, identificar a situação e realizar as deliberações.

– De acordo com o decreto que cria o Programa de Controle de Zoonoses, a estratégia estabelecida para iniciar as atividades orienta que devem ser atendidos, com prioridade, animais feridos e em situação de maus-tratos, bem como aqueles em que seus tutores estejam inseridos em cadastro a ser realizado pela coordenação do controle de zoonoses, desde que atendidos os requisitos do programa – explica.

De regra, o fluxo de trabalho inicia pela Vigilância Sanitária, que vai executar o Programa de Controle de Zoonose e seguirá para os demais órgãos até chegar ao Hospital Veterinário da Unoesc Xanxerê. Outros encontros devem ocorrer, até que se estabeleça definitivamente o processo de atendimento.

Leticia Faria – Ascom Xanxerê