Operação de motosserra é tema de curso com agricultores de Passos Maia

Treinamento foi oferecido gratuitamente pela administração municipal, com atividades realizadas ao longo de três dias

Uma turma de agricultores do município de Passos Maia participou nesta semana de um curso sobre operação de motosserra. As atividades foram oferecidas gratuitamente na comunidade Bela Planície, no interior do município, por meio do Senar, Sindicato dos Produtores Rurais de Ponte Serrada e da Secretaria de Agricultura de Passos Maia.

O instrutor Valdemar Cardoso conduziu o curso ao longo de três dias, com orientações teóricas e lições práticas. Operação segura, formas de trabalhar com a máquina e todos os cuidados necessários para uma operação segura fizeram parte do cronograma. “É uma máquina que nos dá muita produção, mas também causa muitos acidentes. Parabenizamos o pessoal por essa iniciativa”, disse Valdemar.

E para quem pensa que a motosserra está apenas nas mãos de homens, Josi Teles é artesã e foi uma das alunas do curso. Banquinhos, casinhas de cachorro e outras peças serão produzidas por ela com o conhecimento que adquiriu. “Vim fazer o curso porque é uma importância muito grande saber os perigos, ter segurança do que vai fazer”, ponderou.

“O interessante do curso é a segurança. Primeiro é saber como usar a ferramenta, segundo é conhecer a ferramenta e fazer a manutenção dela correta”, acrescentou Claudinei Gabiatti, outro participante. “Recomendo esse curso para todos os tipos de pessoas que operam esse tipo de máquina”, concluiu o agricultor.

A diretora de Agricultura de Passos Maia, Cleusa Gabiatti, elogiou a atenção dos agricultores durante os três dias de atividades. Ao destacar a importância do curso, ela inclusive lembrou que o próprio INSS não concede mais auxílio a agricultores que se ferem com motosserras. “Eles consideram que isso é falta de conhecimento e não um acidente”, disse, adiantando que outro curso já está programado para outubro, no Assentamento 13 de Junho. A mesma comunidade vai receber em setembro o curso de roçadeira.

Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia