A Unidade de Identificação do Instituto Geral de Perícias (IGP) em Abelardo Luz começou oficialmente a confecção da Carteira de Identidade (RG) pelo sistema biométrico para pessoas com idade entre 6 a 60 anos. O novo processo de produção da identidade foi apresentado, na manhã desta quinta-feira (2), ao prefeito Wilamir Cavassini, secretários, servidores e a imprensa local.
Além de ser mais seguro contra fraudes, o novo sistema oferece mais agilidade ao cidadão, levando em torno de cinco minutos para ser feito todo o processo. Com a novidade, a captura de impressões digitais para este público deixa de ser feito pelo modo tradicional com o uso de tinta preta e não é mais necessário trazer a foto 3×4 impressa, sendo utilizada uma câmera digital para fotografar o cidadão.
De acordo com o responsável pelo Setor de Identificação, Claudiomiro Derossi, Abelardo Luz é o primeiro município de Santa Catarina a implantar o novo sistema entre as prefeituras que dispõem do serviço para confecção do RG.
“Esse novo sistema só tinha nas sedes do IGP, tipo aqui regional só em Xanxerê e Chapecó, e nós somos os primeiros do estado a ter o sistema instalado dentro da prefeitura”, relatou.
Conforme Derossi, o sistema antigo ainda será utilizado para as pessoas com menos de 6 anos e maiores de 60 anos. Segundo ele, com o público desta faixa etária, o equipamento tem dificuldade para fazer o reconhecimento das impressões digitais e, por isso, nestes casos as digitais serão coletadas com o uso de tinta.
“No sistema antigo era feita a digitalização da certidão de nascimento, da foto, do CPF e de todas as digitais da pessoa. Agora com este novo sistema, além de ser mais rápido e seguro, não precisa mais da foto, apenas da certidão original e do CPF, sendo feito tudo online direto com o IGP e dentro 5 minutos a gente faz o documento”, explica Derossi.
O Setor de Identificação do IGP em Abelardo Luz funciona das 7h às 13h, de segunda a quinta-feira, no 1º Piso da Prefeitura Municipal. Para a emissão carteira de identidade é necessário que o cidadão tenha em mãos o CPF, a certidão de nascimento ou a certidão de casamento original com bom estado de conservação.
O valor da taxa continua o mesmo que é de R$ 35,91. A taxa precisa ser paga em qualquer banco ou casa lotérica. O prazo para o cidadão ter o documento em mãos leva em média 15 dias.
Ascom Abelardo Luz