O 60º aniversário de emancipação político-administrativa do Município de Abelardo Luz foi comemorado, na tarde da última sexta-feira, 27 de julho, feriado municipal, com um bolo de 60 metros. A festividade reuniu centenas de pessoas na Praça Municipal “Olices Stefani” e também contou com ato solene, apresentações culturais, show com o Grupo Portal do Sul e a 1ª Feira e Mostra Municipal de Artesanato (FEMART).
O bolo foi produzido com o patrocínio de empresas locais associadas à CDL e outros empresários, sendo confeccionado com ajuda de voluntárias do Clube de Mães do Bairro Santa Luzia, Clube de Mães do Passo das Antas, além de outras confeiteiras do município.
O bolo foi cortado pelo prefeito Wilamir Cavassini, juntamente com o vice-prefeito Jorge Piccinin e as demais autoridades presentes, sendo em poucos minutos distribuído à população que cantou junto os parabéns para homenagear o município.
Hino de Abelardo Luz
Antes do corte do bolo, aconteceu o ato solene que foi marcado com o pronunciamento de diversas autoridades e a execução do Hino de Abelardo Luz, interpretado por Elias Veiga dos Santos, cantor que gravou a música no ano 1989, quando fazia parte da dupla sertaneja Heitor e Elias. Ele cantou o hino, que é de autoria de Sebastião Lima e José Carlos Pereira, junto com sua filha Saile dos Santos.
Após os pronunciamentos foram realizadas apresentações culturais com os alunos da Escola Municipal 25 de Maio, do Centro Municipal de Cultura “Marlene Agheta Piccinin” e crianças do Projeto Madre Bernarda e o do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
A festividade contou com a presença do secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional, Ideraldo Luiz Sorgato, que representou o governador do Estado de Santa Catarina Eduardo Pinho Moreira; do prefeito de Marema e presidente da AMAI Adilson Barella; do prefeito de Ouro Verde Amélio Remor Junior; do presidente da Câmara de Vereadores Lucas Sernajotto e demais vereadores, além de secretários municipais, patrocinadores e representantes das entidades parceiras.
“Abelardo Luz tem uma história de muita bravura e queremos render aqui as nossas homenagens aos pioneiros, aqueles que vieram lá do início e desbravaram esta terra e fizeram que ela fosse a grandeza e a beleza que é hoje”, destacou o prefeito Wilamir Cavassini.
A EMANCIPAÇÃO
O território municipal de Abelardo Luz foi desmembrado do município de Xanxerê em junho de 1958, sendo emancipado politicamente e instalado oficialmente no dia 27 de julho do mesmo ano. O primeiro prefeito escolhido sob nomeação do governo estadual foi o senhor Gerônimo Rodrigues e o prefeito que venceu a primeira eleição municipal foi Maurício Rodrigues da Costa, ambos já falecidos.
O NOME
O município recebeu esse nome porque homenageia Abelardo Wenceslau da Luz, filho do então governador Hercílio Luz. O primeiro nome oficial de que se tem registro, “Passo das Flores, foi dado por tropeiros, impressionados com o intenso perfume das flores.
Hoje, Abelardo Luz é um dos maiores produtores de grãos do estado. Produz trigo, milho, feijão e tem alta produtividade leiteira. Mas o destaque especial é a soja, sua principal atividade agrícola, levando o título de Capital Nacional da Semente de Soja.
Atualmente Abelardo Luz conta com uma população estimada de aproximadamente 18 mil habitantes, com forte presença de moradores na área rural do município, especialmente na região dos assentamentos da reforma agrária.
Ascom Abelardo Luz