You are currently viewing Equipe participa de capacitação sobre programas da assistência social em Passos Maia

Equipe participa de capacitação sobre programas da assistência social em Passos Maia

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Curso com 16 horas de treinamento envolveu 26 trabalhadores da Secretaria de Desenvolvimento Social do município

Uma oficina de capacitação foi ministrada durante duas segundas-feiras para 26 funcionários da Secretaria de Desenvolvimento Social de Passos Maia. Com 16 horas de treinamento, o curso encerrado nesta segunda-feira, dia 30, foi conduzido pela assistente social e doutora em serviço social, Iraci de Andrade.

O objetivo central foi planejar os serviços oferecidos pelo Cras (Centro de Referência de Assistência Social), com abordagens sobre o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio.

Iraci explicou que o Paif atende especialmente cerca de 300 famílias que recebem Bolsa Família em Passos Maia. O SCFV é voltado a crianças, adolescentes e idosos. Já o Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio atende famílias com idosos, deficientes e acamados.

“Essa capacitação é um curso buscando traduzir para a equipe do município um conjunto de normativas, legislações que já existem em âmbito nacional e que é orientação para todos os municípios. Na verdade é um curso para melhorar o que o município já vem fazendo, reordenar outras ações que ele ainda não está implementando, mas sempre a partir das diretrizes nacionais”, explicou Iraci.

A secretária de Desenvolvimento Social de Passos Maia, Vanessa Spada, destacou a importância da capacitação pelo constante processo de mutação das diretrizes no trabalho da área social. Segundo ela, tudo se transforma com rapidez, especialmente a legislação e atribuições dos programas assistenciais.

“A gente tem normativas que fazem a gente trabalhar de outra forma, diferente de dois ou três anos atrás. Muitas leis mudaram e é preciso se aprimorar e falar a mesma língua. A gente vai continuar com essas capacitações para poder entrar num rumo cada vez melhor, garantindo os direitos das pessoas que necessitam da assistência social”, finalizou.

Jhonatan Coppini –  Ascom Passos Maia