Mais de meia tonelada de lixo foram retiradas das margens do Rio Bonito neste sábado (28) em São Domingos. O mutirão de limpeza, que faz parte das ações da Secretaria de saúde e do Programa de Controle da dengue no município, contou com a participação da equipe de servidores municipais, Corpo de Bombeiros, grupo Grimpeiros, Defesa Civil e alguns voluntários, que percorreram mais de seis quilômetros ao longo do rio recolhendo todo tipo de lixo, entre papel, plástico, vidro, materiais de construção, eletrodomésticos, móveis, entre outros.
Ainda no sábado (21), a equipe do Programa de Controle da Dengue e os Bombeiros, percorreram o Rio Bonito de barco, realizando a limpeza dentro do rio. O objetivo da ação é diminuir o número de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti no município, já que há alguns anos São Domingos vem se tornando um dos municípios com maior índice de infestação do inseto em todo o estado de Santa Catarina. De janeiro até julho já foram encontrados 160 focos do mosquito em São Domingos.
O mutirão também demonstrou a falta de cuidado e respeito de algumas pessoas com a natureza, já que o Rio Bonito é o principal afluente do município e por diversas vezes, devido a fortes chuvas, causou inundações em diversos pontos da cidade.
Para a secretária municipal de saúde, Juliana Dutra, a principal preocupação do Governo Municipal é com a falta de conscientização de uma parte da população, que despeja todo tipo de lixo no rio e em suas margens. “É realmente alarmante a quantidade de lixo que recolhemos dar margens do Rio Bonito, muito plástico, papel e vidro, sem falar nos móveis, eletrodomésticos, material de construção, todo tipo de objeto que é descartado nas águas deste afluente. Além de se tornarem criadouros do mosquito da dengue, prejudicam, e muito o meio ambiente e a qualidade da água que nós consumimos, já que é esta água que vem diretamente para as nossas residências. Precisamos nos conscientizar e proteger a nossa natureza, evitar que o nosso lixo se torne um foco do mosquito. Assim cuidamos da nossa saúde e da nossa cidade”, afirma.
Juliana ainda destaca a participação dos servidores públicos e de voluntários. “Precisamos agradecer a todos e todas que estiveram conosco neste trabalho, a prefeita Eliéze, que também fez a sua parte no recolhimento do lixo, além de todo o apoio e condições de trabalho que nos fornece diariamente, ao Corpo de Bombeiros Militar e Comunitário, ao grupo dos Grimpeiros, a Defesa Civil, aos servidores públicos e sociedade civil, que dedicaram seu tempo e trabalho para deixar o nosso Rio Bonito mais limpo e bem cuidado, agora pedimos a colaboração de todos os são-dominguenses para que continuem cuidando dos nossos rios, matas e principalmente dos seus terrenos a fim de que não aumentemos o número de focos do mosquito da dengue”, enfatiza.
Juliana Cardoso – Ascom São Domingos