Ao todo, 65 jovens são-dominguenses, nascidos no ano de 2000, receberam a dispensa do Serviço Militar, nesta sexta-feira (27), no Centro de Eventos e Cultura Vereador Valcino Lodi. Na ocasião, os jovens participaram da Solenidade Cívico-Militar de Compromisso à Bandeira e receberam os certificados de Dispensa de Incorporação (CDI).
A responsável pela Junta Militar de São Domingos, Ivani Scatolin, realizou junto aos jovens o Compromisso à Bandeira, falou sobre a carreira nas Forças Armadas e da necessidade do certificado de dispensa. “O certificado é um documento que comprova que o cidadão se alistou em alguma força armada, porém, foi dispensado. Sem este documento, não é possível aos dispensados do serviço militar participar de concursos públicos, provas de vestibular, nem requerer passaporte, entre outros documentos”, explica.
Ivani destaca ainda que em caso de emergência os jovens serão chamados para o Serviço Militar. “Há uma concepção popular de que ao jurar à Bandeira, os jovens rompem os vínculos com as Forças Armadas, no entanto o Serviço Militar no Brasil inicia-se aos 18 anos e encerra-se aos 45 anos de idade, por isso em caso de convocação, todos deverão comparecer imediatamente, conforme descrito no rodapé do documento que receberão”, comenta.
A prefeita municipal, Eliéze Comachio, também esteve presente no ato e falou da importância dos jovens para o país e para São Domingos. “Este é um momento muito importante para os brasileiros. Este documento deve ser guardado da forma correta, pois é fundamental para inúmeras ocasiões e estes jovens poderão ser chamados a prestar serviços as forças armadas até os 45 anos e este juramento que fizeram hoje vale por toda a vida”, afirma.
Para os jovens que não compareceram ao ato é preciso que compareçam na Junta Militar, anexo ao prédio da Prefeitura Municipal, no prazo de 30 dias, para realizarem o Compromisso à Bandeira Individual e retirar o certificado, caso estes jovens não compareçam o documento será devolvido ao Exercito Brasileiro e serão incinerados. Para a emissão da segunda via do certificado será necessário o pagamento de multa e juros.
Juliana Cardoso – Ascom São Domingos