A propriedade de Nelcy e Terezinha Zilli, na comunidade de Vila Alegre – interior de Marema, é frequentemente visitada por quem busca conhecimento em fruticultura tropical. A família cultiva goiaba, banana e maracujá. Experiências que foram divididas com um grupo de estudantes de Concórdia e região. A visita ocorreu na última terça-feira (24). Acompanharam os alunos, técnicos da Epagri e o Secretário de Agricultura de Marema, Denilso Brancalione.
Estiveram em Marema 26 alunos do Cetredia – Centro de Treinamento da Epagri, de Concórdia. Os estudantes estão fazendo um curso de formação de jovens rurais em liderança, gestão e empreendedorismo. A visitação foi coordenada pelos extensionistas da Epagri, que ressaltaram a dedicação do Prefeito Adilson Barella (extensionista licenciado da Epagri), no processo de implantação da fruticultura na propriedade.
De acordo com a Coordenadora do Curso de Jovens da Epagri na Região de Concórdia, Rosane Michelon, os jovens estudam no sistema de alternância, ou seja, uma semana ficam em curso e três semanas permanecem com as famílias, aplicando os conhecimentos adquiridos. Em cada mês de curso, são trabalhados assuntos diferentes. O último assunto abordado, foi a fruticultura e isso motivou a visita nessa propriedade de Marema. Nossa intenção é motivar para uma nova atividade, que possa ser desenvolvida como mais uma fonte de renda para as famílias,” explicou.
Atualmente a família Zilli comercializa goiabas e bananas, especialmente para alimentação escolar. A produção de maracujás ainda está no início. Aos estudantes, o produtor, relatou sobre os desafios de iniciar a produção; a trajetória de trabalho, os cuidados e o manejo das plantas.
Patrícia Vanzin – Ascom Marema