You are currently viewing Governo no Bairro encerra atividades no Loteamento Vida Nova

Governo no Bairro encerra atividades no Loteamento Vida Nova

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Durante um mês, o Governo Municipal esteve desenvolvendo atividades e serviços no Loteamento Vida Nova, a fim de melhorar a qualidade de vida do povo que vive naquela comunidade. Esta ação faz parte do programa Governo no Bairro, que tem como principal objetivo fazer com que a população participe de forma ativa nas mudanças e melhorias nos seus bairros.

Entre os dias 20 de junho e 21 de julho, a equipe do Governo Municipal esteve no Loteamento Vida Nova, que foi a comunidade escolhida para a primeira edição do programa. As ações desenvolvidas no bairro foram apontadas pelos próprios moradores, através de um diagnóstico realizado pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Muita coisa boa aconteceu no loteamento, como toda a melhoria na infraestrutura da praça, com pintura e limpeza da quadra de esportes, plantio de árvores e flores, instalação de novas lixeiras, melhorias na quadra de areia, limpeza dos bancos e ampliação da iluminação. Também foram instaladas lixeiras em todo o loteamento, bem como todos os meio-fios foram pintados.

Uma demanda importante da comunidade foi atendida, a instalação de dois pontos de ônibus no loteamento, para as crianças que utilizam do transporte escolar. As crianças e adolescentes contam agora com oficinas de dança e futsal semanais, através da secretaria de educação, cultura e esportes. Foram disponibilizadas aulas de alfabetização aos moradores do bairro, de forma gratuita.

Diversas oficinas foram desenvolvidas com os moradores, como a oficina sobre acidentes domésticos e segurança pública, em parceria com o Corpo de Bombeiros, oficina de compostagem, oferecida pela Epagri, a oficina sobre zoonoses e cuidados com os animais, promovida pela secretaria de agricultura, juntamente com a Associação de Proteção aos Animais (APA), e um curso sobre Farmácia Viva, organizado pelo projeto Plante uma Esperança.

Durante o programa Governo no Bairro, a secretaria de saúde deu início a serviços que serão permanentes no loteamento, como reuniões do grupo de apoio à saúde da família, recolhimento de medicamentos vencidos e vistorias da vigilância sanitária nas residências. A secretaria de assistência social deu continuidade as reuniões do Serviço de Proteção Integral à Família (PAIF) e ofereceu uma palestra com o ex-prefeito de São Lourenço do Oeste, Geraldino Cardoso, sobre as funções e responsabilidades das associações de moradores, a fim de auxiliar os moradores a reorganização da associação já existente no loteamento.

No encerramento da primeira edição do programa, realizado no sábado (21), os moradores puderam participar de uma tarde cheia de atrações, como o programa Brincando no Bairro, para as crianças, que ainda se deliciaram com pipoca e algodão doce. Os moradores assistiram uma apresentação do grupo de dança da comunidade. A equipe da saúde ainda realizou a entrega de cuias as três casas melhores avaliadas pela vigilância sanitária, nas ações de combate a dengue. Foram sorteadas dez casas de cachorro pela secretaria de agricultura e o programa Vida Animal e em um ato simbólico, o Governo Municipal entregou o contrato de concessão das casas para três famílias do loteamento. E para finalizar a tarde, as equipes femininas de futebol disputaram um jogo no recém-reformado campo de areia.

A prefeita municipal, Eliéze Comachio, enfatiza que o programa só foi possível graças a participação ativa da comunidade. “Foram trinta dias de muito trabalho, de muito esforço, no entanto o nosso agradecimento maior vai para os moradores do Loteamento Vida Nova, que estiveram junto conosco, trabalhando e fazendo acontecer, somente assim com o envolvimento da comunidade foi possível que todas estas ações acontecessem. E este é o objetivo maior do programa Governo no Bairro, que as pessoas sejam protagonistas em seus bairros, que sejam os verdadeiros agentes da mudança, pois o bairro ou a comunidade não é do Governo Municipal, mas de cada morador e moradora. Muitas destas ações serão permanentes e a partir de agora a população terá que trabalhar junto para cuidar e dar continuidade a tudo de bom que foi realizado”, destaca.

Eliéze ainda afirmou que o próximo bairro a ser beneficiado já está definido. “Já estamos trabalhando junto aos moradores do bairro Nossa Senhora Aparecida, levantando as demandas principais com a comunidade e em breve este bairro fará parte da segunda edição do programa Governo no Bairro neste ano de 2018”, afirma. 

Juliana Cardoso – Ascom São Domingos