Mais uma demanda dos moradores do Loteamento Vida Nova foi atendida pelo programa Governo no Bairro. Na noite desta quinta-feira (19), a população participou de uma palestra com o ex-prefeito de São Lourenço do Oeste, Geraldino Cardoso, sobre o papel e as responsabilidades das associações de moradores, o objetivo era esclarecer a população quais as funções e quem pode participar da entidade e como ela funciona na representação da comunidade.
Geraldino foi o presidente fundador da Associação de Moradores do bairro São Francisco, em São Lourenço do Oeste, em 1995, e trouxe um pouco da sua experiência para a comunidade, destacando que todos podem participar da associação, independente da sua crença religiosa, cor, sexo, opinião política, nacionalidade, se é proprietário ou locatário da residência ou se é pessoa física ou jurídica. “Pode participar da associação de moradores todas as pessoas que querem trabalhar para o bem comum da comunidade, que desejam efetivamente o crescimento e o desenvolvimento do seu bairro, buscando resolver problemas de interesse de todos”, esclarece.
Após a palestra, os moradores votaram se desejavam ou não dar continuidade a criação da associação de moradores, sendo aprovada pela maioria a associação, a partir daí foi criada uma comissão que irá desenvolver as regras propostas no estatuto, que em seguida será votada em assembléia pelos moradores. “A melhoria da qualidade de vida na sociedade também depende da participação de cada cidadão nas decisões e conquistas daquilo que realmente importa”, afirma Geraldino.
Para a coordenadora do CRAS, Jucimara Meotti Araldi, a palestra foi de extrema importância, pois atendeu uma demanda da comunidade do Loteamento Vida Nova. “Os moradores querem dar continuidade a associação, no entanto tinham dificuldade em compreender qual é o verdadeiro papel dela na sociedade e como ela funciona. Todos saíram com mais conhecimento e firmes no propósito de constituir uma associação representativa e eficiente, para atender as necessidades de toda a comunidade. O Governo Municipal se propôs a auxiliar com tudo o que for necessário para fortalecer esta entidade tão importante”, conclui.
Juliana Cardoso – Ascom São Domingos