A Secretaria Municipal de Educação realizou, nesta quinta-feira (19), o último encontro de formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) para professores que atuam na Educação Infantil de Abelardo Luz.
O PNAIC é um compromisso formal e solidário assumido pelo Governo Federal, Estados e Municípios, desde 2012, para atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental.
De acordo com a coordenadora dos estudos do PNAIC em Abelardo Luz, professora Marlise Testa, a capacitação teve um total de 200 horas/aula, sendo 100h/a em 2017 com 54 cursistas, e mais 100 h/a em 2018 com a participação de 50 cursistas.
Segundo ela, passaram pela formação professores dos Centros de Educação Infantil Pequeno Príncipe, Vila Ceres, Schalon, Creche Um Sonho a Mais, Creche Pierina e da educação infantil das escolas 25 de Maio, José Maria, Hildo Bernardino Goulart e Ernesto Sirino.
“O PNAIC traz uma proposta de trabalho para a educação infantil realizada através da ludicidade. Com isso inicia-se o processo de alfabetização das crianças através de jogos, brincadeiras, contação de histórias e outras atividades lúdicas”, destacou Marlise Testa.
O último encontro foi realizado no Centro de Educação Infantil “Pequeno Príncipe” e foi marcado com entrega de certificados e mostra de trabalhos pedagógicos que foram desenvolvidos durante a formação continuada. A atividade de encerramento contou com a presença da secretária de Educação Eliane Cantele, além de diretores escolares e orientadores pedagógicos.
Ascom Abelardo Luz