You are currently viewing Programa Nascer Saudável inicia segundo grupo de 2018

Programa Nascer Saudável inicia segundo grupo de 2018

O Governo Municipal, através da secretaria de assistência social e da secretaria de saúde, deram início ao segundo grupo do programa Nascer Saudável deste ano de 2018. Ao todo, 10 gestantes participaram do início das atividades, que contou com a palestra da psicóloga e da assistente social do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), abordando os aspectos psicológicos da mulher durante a gravidez e os direitos das gestantes, como salário e auxílio maternidade. Após as palestras, as gestantes e a equipe técnica participaram de um coquetel.

Os encontros acontecem todas as sextas-feiras, no Centro de Referência e Atendimento à Mulher Vítima de Violência (CRAMVV), a partir das 14 horas. As gestantes contam com palestras com os mais diversos profissionais como médicos ginecologistas, dentistas, psicólogas, assistentes sociais, nutricionistas, enfermeiros, entre outros. Além disso, cada gestante participa da confecção de um enxoval que será entregue ao final do curso.

Para a secretária de assistência social, Francismara Mariani, o programa Nascer Saudável se destaca como um dos maiores programas da região no que diz respeito ao acompanhamento das gestantes. “Já atendemos quase 500 mulheres gestantes desde a implantação do programa Nascer Saudável em São Domingos. E fica evidente os excelentes resultados obtidos junto ao programa, seja no acompanhamento durante o pré-natal da saúde da mãe e dos bebês, no apoio psicológico e nas orientações durante e após o nascimento da criança. Todas estas ações garantem uma vida mais saudável tanto para as mulheres como para os filhos, que tem todo o suporte do Governo Municipal desde a barriga. Isso faz a diferença na qualidade de vida das nossas famílias”, afirma.

DESTAQUE

O Programa Nascer Saudável foi premiado em 2013 pela grande relevância que possui em São Domingos. Desde sua implantação, em 2009, já foram atendidas aproximadamente 500 gestantes do município. O programa oferece também, a oportunidade de as gestantes realizarem todos os exames do pré-natal de forma gratuita, inclusive da ultrassonografia, realizada mensalmente durante as consultas, no próprio consultório médico. “Isso faz com que as nossas grávidas se sintam mais seguras e também com que o nosso pré-natal fique mais qualificado e humanizado”, acrescenta a secretária Francismara.

Juliana Cardoso – Ascom Ipuaçu