Participantes foram instruídos ao longo de dois dias em treinamento organizado pela administração municipal
Vários agricultores de Passos Maia participaram nesta semana de um curso de operação de roçadeira, com atividades teóricas e práticas realizadas na comunidade Bela Planície, no interior do município. O treinamento ocorreu entre quarta-feira e quinta-feira, dias 11 e 12.
Organizado pela Secretaria de Agricultura de Passos Maia, o curso teve o instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Valdemar Cardoso, orientando os participantes sobre os cuidados na hora de manusear uma roçadeira. Acadêmico de engenharia florestal, ele detalhou todos os procedimentos para um trabalho seguro.
Segundo Valdemar, a roçadeira é capaz de realizar um trabalho que demandaria de até oito pessoas para desempenhá-lo. “A vantagem de um curso desses é capacitar o produtor rural para que ele não venha a se machucar no seu dia a dia, para que conheça os perigos de uma roçadeira, para que venha a usar todos os equipamentos”, ponderou.
O instrutor disse que um dos principais cuidados está na manutenção, como filtro, lâmina e lubrificação da máquina. Segundo ele, esse cuidado inclusive amplia a vida útil do equipamento em até três vezes. “Na maioria das vezes, o produtor não faz a manutenção porque desconhece, só abastece a máquina e vai trabalhar. Isso diminui bastante a vida útil do equipamento e pode, inclusive, causar graves acidentes, com lesões seríssimas”, alertou.
A diretora de Agricultura de Passos Maia, Cleusa Gabiatti, avaliou de forma bastante positiva o conteúdo abordado pela capacitação, lembrando que a roçadeira se tornou uma ferramenta indispensável na manutenção das pastagens e limpeza das propriedades. “Esse é um dos cursos mais interessantes que eu já vi em termos de prevenção”, disse Cleusa, adiantando que para agosto já está previsto um curso de operação de motosserra, também oferecido pelo município de forma gratuita aos agricultores.
Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia