Com o objetivo de desenvolver práticas e hábitos alimentares saudáveis e fortalecer o convívio comunitário, o Governo de Xaxim, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, reativou no mês de abril a Horta Comunitária do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Bairro Santa Terezinha.
No mês de maio, a horta recebeu o plantio de mais de 550 mudas de hortaliças e, nesta semana, as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos semanalmente, iniciaram a colheita das hortaliças.
De acordo com a Coordenadora do CRAS do Bairro Santa Terezinha, Neusa Gugel, “depois de todo o esforço e dedicação de cada integrante das famílias beneficiárias, com o preparo do solo e plantio das hortaliças, hoje iniciamos a colheita. Todos estão de parabéns pelo envolvimento e dedicação neste projeto da horta comunitária. Esse espaço é muito importante para incentivar a alimentação saudável, a geração de renda e o fortalecimento e cooperação entre as famílias”, frisou Neusa.
Em breve, as famílias farão a colheita de cenouras, beterrabas, repolhos, temperos e outras hortaliças que foram plantadas. A Diretora da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, Eliete Gabiatti parabenizou a todas as famílias e à equipe do CRAS do Bairro Santa Terezinha pelo empenho e dedicação. “É gratificante hoje poder ver estas famílias fazendo a colheita das hortaliças que foram plantadas. Esta ação é fundamental para fortalecer os vínculos das famílias e, ainda, de estimular uma alimentação mais saudável. Agradeço a toda a equipe pela dedicação neste projeto e, em breve, iremos ativar a horta comunitária do CRAS do Bairro Chagas”, reforçou a Diretora.
Meriana Chemin Peri – Ascom Xaxim