O Governo Municipal de São Domingos, através do projeto Plante uma Esperança, promoveu uma palestra sobre as farmácias vivas e plantas medicinais, nesta quarta-feira (11), no Centro de Referência e Atendimento à Mulher Vítima de Violência. A oficina foi ministrada pelo ambientalista Alésio dos Passos Santos e pela farmacêutica Viviane Corazza, através do mandato do deputado estadual Padre Pedro Baldisseira.
O objetivo da ação é estimular o uso das plantas medicinais entre a comunidade, diminuindo a necessidade de medicamentos químicos. São Domingos é referência nas políticas públicas relacionadas às farmácias vivas e plantas medicinais, pois conta com um horto municipal que faz parte do projeto Plante uma Esperança, onde a comunidade tem acesso a estes medicamentos naturais de forma gratuita.
Para a coordenadora do projeto Plante uma Esperança, Erecilda Camara, o povo precisa aprender a cuidar da saúde, para evitar possíveis doenças, por isso as plantas medicinais ganham um espaço especial neste cuidado. “O nosso planeta é recheado dos mais diversos tipos de plantas e algumas delas tem um poder especial, que é o de curar doenças e de proteger o nosso organismo e a nossa saúde, as farmácias vivas são ótimas opções para que possamos aprender a cuidar do nosso corpo de maneira mais saudável, diminuindo o uso de agentes químicos. O Plante uma Esperança é referência em toda a região no uso destes medicamentos naturais, como chás, xaropes, pomadas, óleos, entre outros, que garantem a melhoria da saúde. Uma técnica dos antepassados, que passa de geração em geração e que vem dando ótimos resultados na vida das pessoas”, destaca.
A prefeita municipal, Eliéze Comachio, esteve presente no evento e falou da importância de levar as farmácias vivas para as comunidades. “Nosso objetivo é que cada comunidade conte com a sua própria farmácia viva, uma horta que conte com os mais diversos tipos de plantas medicinais e que possa ser utilizada por todos os moradores. Assim, com o uso destes produtos, iremos diminuir significativamente o uso de medicamentos químicos, melhorar a qualidade de vida e a saúde das pessoas, aproveitando o que é da terra, o que é natural. Quero agradecer a dona Erecilda, que sempre nos incentiva e nos mostra como as plantas medicinais são verdadeiras fontes de vida, aos palestrantes que trouxeram um pouco mais de conhecimento a nossa comunidade e a todos e todas que estiveram conosco nesta palestra”, afirma.
Juliana Cardoso – Ascom São Domingos