O Governo Municipal, através da secretaria de assistência social e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), realizou nesta terça-feira (26), o 1º Encontro Municipal do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF), no Pavilhão Comunitário da Igreja Matriz.
O evento que tinha como tema as festas de São João, contou com a presença de mais de 250 pessoas dos seis grupos do PAIF do município. As famílias puderam se divertir com as apresentações artísticas e culturais, com o casamento caipira, a dança da quadrilha, sorteio de brindes e do desfile do sinhozinho e sinhazinha.
No entanto, em uma boa festa não pode faltar comidas deliciosas, por isso a equipe da secretaria de assistência social preparou diversas guloseimas típicas das festas juninas para todas as famílias. Todo o evento foi oferecido de forma totalmente gratuita para as famílias, inclusive o transporte até as comunidades do interior.
Para a coordenadora do CRAS, Jucimara Meotti Araldi, o encontro foi uma demanda das próprias famílias, que queriam mais um momento de confraternização durante o ano. “Durante todo o ano, realizamos inúmeras atividades com os beneficiários do PAIF e nestes encontros surgiu o pedido para promovermos mais momentos de confraternização e trocas de experiências entre todos os grupos, por isso aproveitamos o clima junino para desenvolver este 1º Encontro Municipal do PAIF e tudo foi um sucesso, as famílias se divertiram, conversaram e fortaleceram ainda mais os vínculos familiares e comunitários”, destaca.
A prefeita municipal, Eliéze Comachio, também esteve no evento e destacou o excelente trabalho que a secretaria de assistência social vem desenvolvendo com as famílias do município. “São Domingos é referência no atendimento as famílias do PAIF e do programa Bolsa Família. São diversas as ações que desenvolvemos, desde cursos de capacitação com entidades parceiras, reuniões com a equipe técnica do CRAS, visitas domiciliares e ações de inclusão e valorização destas famílias. E é somente assim, com um trabalho humanizado, sensível e com a participação efetiva destas pessoas que podemos conseguir resultados positivos, garantindo mais dignidade, empoderamento e protagonismo destas famílias perante a sociedade. Sem dúvida, isso nos motiva a trabalhar com muito mais garra para São Domingos continuar crescendo cada vez mais”, afirma.
Juliana Cardoso – Ascom São Domingos