You are currently viewing Inaugurada rede de energia elétrica e da rede de água no Loteamento Gerador

Inaugurada rede de energia elétrica e da rede de água no Loteamento Gerador

O Governo Municipal de Abelardo Luz, juntamente com a Celesc e a Casan, inaugurou, na tarde desta quinta-feira (21), a rede de energia elétrica e a rede de abastecimento de água do Loteamento Gerador, no bairro São João Maria. A solenidade aconteceu na sede do Espaço Cidadão com a presença de representantes das 90 famílias beneficiadas, do Chefe da Agência Regional da Celesc de Chapecó, Adelcir de Santi, e do Chefe da Agência da Casan de Abelardo Luz, Rafael Pantano, entre outras autoridades municipais e imprensa local.

Também prestigiaram o ato o vice-prefeito Jorge Piccinin, o secretário de Administração Nelson Martini, a Secretária de Assistência Social Rosane Gusso, o secretário de Agricultura Raimundo Kinderman, a Secretária de Saúde Sandra de Souza, além dos vereadores Selvino Pereira, Queila Barreta e Otílio da Câmara.

O morador e líder comunitário, Vilson Procópio, disse que a chegada da luz e da água é um sonho de vários anos que agora se tornou realidade para os moradores.

“Para nós é um motivo de orgulho de ver tudo realizado. Chegamos aqui há sete anos atrás, morando de barraco, e durante esse tempo fomos lidando como liderança, sendo atendidos várias vezes pelos prefeitos que aqui passaram. Está todo mundo contente com o sonho realizado de poder levantar, acordar e ter a sua luz e a sua água digna. Estamos muito orgulhosos, porque quando as pessoas pegam um projeto assim, que nem o prefeito, que é uma pessoa que pega e faz acontecer só temos que agradecer e que as melhorias continuem vindo para o bairro”, ressaltou.

O chefe da Agência Regional da Celesc de Chapecó, Adelcir de Santi, destacou a importância da parceria firmada com o município de Abelardo Luz que permitiu viabilizar e trazer o benefício da luz e da água aos moradores do loteamento.
“O investimento da Celesc ultrapassou 96 mil reais. Cada projeto social que atende uma comunidade de qualquer bairro, nós como “celesquianos”, é uma realização particular porque vem de encontro com o que nós almejamos que é o bem estar da comunidade. E todos têm o direito de ter luz, água e uma vida digna como nesta comunidade que era carente e hoje está tendo luz, água e o atendimento público que é necessário e fundamental”, enfatizou.

COMPROMISSO CUMPRIDO

O prefeito Wilamir Cavassini ressaltou que a rede de luz e de água do Loteamento Gerador é mais um compromisso cumprido pela atual administração, que em menos de 6 meses conseguiu resolver, para oferecer melhores condições de vida às famílias que há vários anos aguardavam por este beneficio.

“Buscamos atender essas famílias para melhorar sua qualidade de vida. Era um compromisso do nosso plano de trabalho. Não tínhamos marcado data, mas que buscávamos realizar e concluir. E hoje podemos dizer que está concluído mais um compromisso da Administração Cavassini e Jorge. Temos que agradecer muito à Casan e a Celesc pela parceria e todos os secretários e servidores que não mediram esforços para que isso se tornasse realidade”, comemorou o prefeito.

ASSINATURA DE ORDEM DE SERVIÇO

Na mesma solenidade, o prefeito Cavassini assinou a ordem de serviço para licitação do material elétrico para fazer a iluminação pública no local. Além disso, foi lançado o edital de licitação para fazer o calçamento das principais ruas de acesso ao Bairro São João Maria, que são as ruas Egídio João Guerra e a rua 2.100.

Os novos investimentos o bairro São João Maria entre a iluminação pública e pavimentação das ruas com pedras irregulares e a construção de calçadas deve passar de R$ 600 mil. A maioria dos recursos são provenientes do Programa Badesc Cidades. As obras devem iniciar após a contratação de empresa que será definida por meio de licitação.

O LOTEAMENTO GERADOR

A rede de energia elétrica e rede de abastecimento de água do Loteamento Gerador vai beneficiar um total de 90 famílias, que há mais de 6 anos ocuparam uma área do antigo colégio agrícola de forma irregular. Neste período, os moradores eram atendidos provisoriamente por um motor gerador de energia elétrica, mantido pela prefeitura e, que devido a isso, o local ganhou o nome de “Loteamento Gerador”.

Em outubro de 2017, logo após assumir a prefeitura, a atual administração deu inicio ao Projeto de Infraestrutura e melhorias no bairro, montando uma equipe de trabalho para conseguir trazer a luz elétrica e água às famílias. Para isso, firmou parceria com a Celesc e a Casan e outros órgãos públicos, sendo estas melhorias possíveis após a transformação do local em área pública de habitação de interesse social.

Em abril de 2018, seis meses depois, a rede de água e de luz começou a ser feita no loteamento. Neste mesmo mês a Casan e a Celesc iniciou as ligações nas casas e o motor gerador, cujo custo de manutenção era de R$ 20 mil por mês, foi desativado e retornou para a sede da empresa que havia locado o equipamento.

Ascom Abelardo Luz