O Governo Municipal lançou oficialmente na noite desta quarta-feira (20), a primeira edição do programa “Governo no Bairro”, desta vez no Loteamento Vida Nova. A ação foi realizada na quadra de esportes do loteamento e contou com a participação de mais de 200 pessoas, representando as 100 famílias que moram na localidade.
Durante o encontro, os secretários municipais e a prefeita, Eliéze Comachio, falaram um pouco de como será desenvolvido o programa na comunidade e quais ações serão realizadas neste um mês de atividade no loteamento, que vão desde atendimento na saúde da família, obras de infraestrutura, plantio de árvores, grupos de alfabetização, oficinas e cursos, até a entrega das escrituras dos terrenos aos moradores e o gabinete itinerante.
A secretária municipal de assistência social, Francismara Mariani, esclareceu como o ‘Vida Nova’ foi selecionado para esta primeira edição do programa. “Através da equipe do CRAS e do PAIF, a nossa equipe desenvolveu um questionário, onde as próprias famílias expuseram as principais demandas e necessidades da comunidade, desta forma o Governo Municipal irá priorizar as atividades que serão ofertadas, levando em conta sempre a participação popular, garantindo o protagonismo das famílias na realização das atividades, fazendo com que elas se sintam parte ativa da vida comunitária e das mudanças do espaço onde vivem”, explica.
A prefeita Eliéze enfatizou que o programa “Governo no Bairro” será realizado em todas as comunidades do município, inclusive no interior. “Todo o nosso município será contemplado, os moradores de bairro ou comunidade serão ouvidos e serão estas demandas, apresentadas pelo nosso povo, que farão parte deste projeto. É assim, com a participação do povo de forma ativa que vamos construir um município ainda melhor”, comenta.
No Loteamento Vida Nova serão oferecidos serviços e atendimentos na área da administração, com uma oficina sobre prevenção de acidentes domésticos e segurança pública, em parceria com o Corpo de Bombeiros. A secretaria de educação, cultura e esportes irá oferecer grupos de alfabetização de jovens e adultos, cursos de dança e futsal. Na saúde será desenvolvidos grupos de apoio a saúde da família, recolhimento mensal de medicamentos vencidos e vistoria da vigilância sanitária.
A secretaria de agricultura irá promover oficinas de compostagem, distribuição de mudas de hortaliças, plantio de flores e programas de conscientização sobre os cuidados com os animais, através do Programa “Vida Animal”, com a construção de um cãodominío, para os cães comunitários. Diversos serviços de infraestrutura serão oferecidos pela secretaria de obras, como a reforma da quadra de esportes e da quadra de areia, pintura dos meios fios, instalação de lixeiras novas, recolhimento mensal de lixo e entulhos e a construção de dois pontos de ônibus. A assistência social terá como função reorganizar e acompanhar a associação de moradores já existente, também será oferecido o projeto Brincando no Bairro e será feita a entrega das escrituras dos terrenos aos moradores do loteamento.
Eliéze ainda pede a participação de todos nas atividades e ações que serão desenvolvidas, para que a mudança seja efetiva e garanta mais qualidade de vida a todos. “O Loteamento Vida Nova tem uma história muito bonita e nos dá muito orgulho poder estar aqui hoje, realizando a 1ª edição do Governo no Bairro. No entanto, não queremos que os moradores sejam apenas espectadores da ação, dos serviços, queremos que eles sejam os protagonistas das mudanças e que compreendam que este espaço é deles e que são eles que precisam nos ajudar a cuidar, fiscalizar e melhorar, são eles os personagens principais deste programa. Desta forma, com a união de todos, poder público e comunidade, as ações vão ser permanentes e o beneficio será a longo prazo, melhorando a qualidade de vida de todos”, afirma.
Juliana Cardoso – Ascom São Domingos