Desde sua instalação em São Domingos, a unidade móvel do OdontoSesc já realizou aproximadamente 2 mil atendimentos clínicos aos pacientes do município. No entanto, além das consultas, o programa realizada junto as escolas e grupos organizados diversas ações de educação em saúde, abordando diversas temáticas relacionadas a saúde bucal, higiene pessoal, coletiva e mental, bullying, sexualidade, boas maneiras e valores morais e uso e abuso de drogas.
Nesta semana, a coordenadora de educação em saúde do OdontoSesc, Sandra Peretto, esteve juntamente com o sargento da 11ª Policia Militar de São Miguel do Oeste, Altair Villani, na Escola de Ensino Fundamental Arlindo Barbieiro, abordando a temática das drogas. Participaram das palestras alunos do 5º ao 9º ano e os assuntos debatidos foram os tipos de drogas, seus efeitos, impactos na saúde e na sociedade e como evitar e se proteger das drogas.
Dando continuidade as ações em educação de saúde do OdontoSesc, nesta segunda-feira (18), o programa irá promover no Centro de Eventos e Cultura Vereador Valcino Lodi, às 9h45 e às 13h15, um cronograma de palestras sobre o uso de drogas, com os alunos da rede estadual, do 6º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio, com o cabo do 2º Batalhão de PM de Chapecó, Marcelo Wundervald. No dia 21 de junho, pela manhã, os alunos da Escola Santo Antônio também participarão de uma palestra sobre drogas e durante a tarde será a vez dos jovens da Escola Neli Ottoni Lange, do Distrito do Maratá.
De acordo com a educadora em saúde, Sandra Peretto, debater junto aos jovens os problemas e as conseqüências oriundas do uso e do abuso das drogas é uma forma de conscientizar e minimizar a incidência da dependência química nos municípios. “Desde o início das atividades do OdontoSesc em São Domingos estamos desenvolvendo ações e atividades que promovam a educação em saúde, com os mais diversos públicos. Debater e discutir o uso das drogas e seus malefícios junto aos jovens é fundamental, por isso a comunidade são-dominguense e a rede de atendimento as crianças e adolescentes nos apresentou esta demanda e o OdontoSesc trouxe, mais uma vez para o município, palestra que abordam a temática das drogas. Sem dúvida, é um assunto que precisa ser debatido, em casa, nas escolas e em toda a sociedade, assim os nosso jovens poderão ter consciência na hora de suas escolhas”, afirma.
Para a secretária municipal de saúde, Juliana Dutra, as atividades desenvolvidas pelo programa OdontoSesc vem ao encontro da política de saúde do município, que trabalha na promoção da saúde. “São Domingos já conta desde 2009 com uma equipe integrada de saúde da família, que além da saúde curativa, desenvolve ações de educação em saúde, promovendo desta forma a prevenção de muitas doenças e problemas sociais. Colocando os nossos cidadãos como agentes proativos em suas vidas, podendo atuar junto a saúde pública na melhoria da qualidade de vida de cada um”, explica.
Juliana Cardoso – Ascom São Domingos