Estudantes do Núcleo Escolar Municipal participaram de um concurso de redações e desenhos, com a temática criação de bezerras. A premiação dos melhores trabalhos aconteceu na noite da última sexta-feira (08), durante a formatura do Proerd. O concurso integrou a programação festiva dos 30 anos de Marema.
O concurso de desenho envolveu alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries e o concurso de redação, estudantes da 4ª e 5ª séries do ensino fundamental. Os vencedores no concurso de desenho foram: Na 1º série, Eduarda Vitória Baldin Siqueira; na 2ª série, Luiza Eduarda Paludo Baggio; e na 3ª série, Pedro Henrik Lunardi Duz. Já os vencedores na categoria redação, foram: 4ª série matutino, Letícia Bergosa Calza; 4ª série vespertino, Vitor Gabriel Bahú; e 5ª série, Guilherme Restello Moro.
A iniciativa do concurso foi da Prefeitura de Marema e da Epagri, com realização da Secretaria Municipal de Educação e apoio do Núcleo de Criadores da Bezerra. Conforme o extensionista da Epagri, Valder Fedatto, os estudantes receberam orientações e visitaram uma propriedade para conhecer o processo de criação de bezerras, tendo em vista que a produção leiteira está presente em quase todas as 400 famílias que vivem no interior do município.
Depois de visitar a propriedade da família Favetti e Ecco, a Secretaria Municipal de Educação, orientou os estudantes para produção de desenhos e redações que apresentassem a figura de bezerra e cenários de criação dos animais. Os trabalhos foram produzidos com orientação dos professores, porém de maneira individual. A avaliação e a classificação dos trabalhos, foi feita por profissionais da Epagri.
Conforme dados da Prefeitura e Epagri, Marema conta com um rebanho de 17 mil cabeças que produzem anualmente 19 milhões de litros de leite. Em termos econômicos, a produção leiteira representa 12,11% do movimento econômico local, com cifras anais superiores aos R$ 13 milhões. Para beneficiar os produtores locais, tanto na bovinocultura de corte como de leite, a Prefeitura investe na melhoria da genética animal. Recentemente a Prefeitura investiu quase R$ 60 mil em doses de sêmen e doou para mais de 60 produtores.
Patrícia Vanzin – Ascom Marema