O alto padrão genético bovino existente em Marema, foi apresentado no último final de semana, durante a 1ª Mostra da Bezerra. O evento foi organizado pela Prefeitura, Epagri e o Núcleo de Criadores da Bezerra. A programação fez parte do calendário comemorativo aos 30 anos de emancipação político administrativa do município.
Cerca de 30 bezerras estiveram expostas de 08 até 11 de junho em uma estrutura montada especialmente para a atividade. No local, 11 produtores apresentaram animais das raças Jersey e Holandesa, todos com certificação de sanidade garantida pela Cidasc. Na tarde de sábado (09), houve um desfile dos animais expostos e na mesma noite, uma homenagem aos bovinocultores.
Conforme o extensionista da Epagri, Valter Fedatto, os trabalhos de organização da Mostra da Bezerra, começaram a mais de um ano, quando foi instituído o Núcleo de Criadores. “Além de orientações, os produtores receberam acompanhamento técnico nas propriedades. Para grande parte dos expositores, essa foi a primeira experiência em uma feira, por isso, houve uma decisão conjunta de que não haveria premiação aos animais. Mesmo assim, a satisfação foi grande por parte dos bovinocultores. O grupo está empolgado para realizar um novo evento no próximo ano,” afirma Fedatto.
O Prefeito de Marema, Adilson Barella, explica que o município valoriza muito a produtividade leiteira. “A atividade está presente em praticamente todas as quase 400 propriedades rurais do município. A produção de leite alcança 12,11% do movimento econômico local, com cifras anais superiores aos R$ 13 milhões. Dezessete mil bovinos integram um rebanho que produz 19 milhões de litros de leite ao ano. O incentivo do Poder Público é contínuo, inclusive, com a doação de doses de sêmen para garantir a melhoria genética do plantel e demais ações, como a produção de silagem” esclarece o Prefeito.
Patrícia Vanzin – Ascom Marema