Operários praticamente já terminaram o desmanche da estrutura antiga para que o terreno comece a receber a nova construção
A construção da nova Igreja Matriz de Passos Maia deve começar dentro dos próximos dias, já que o trabalho de desmanche da estrutura antiga, toda em madeira, foi praticamente concluído nesta semana.
A sede atual da Paróquia São Jorge tinha sido construída em 1965. Antes, outras duas igrejas já tinham ocupado o mesmo espaço. A nova obra será a quarta erguida no local, com 667 metros quadrados e comportando 488 pessoas sentadas.
A igreja antiga tinha pouco mais de 400 metros quadrados e estava comprometida pelos efeitos do tempo. Os mais de 50 anos de história levaram a estrutura de madeira a apodrecer em vários pontos, especialmente na base. Uma infestação de cupins também tomou conta do local, corroendo a madeira e comprometendo inclusive a segurança do imóvel.
De acordo com o coordenador do Conselho de Assuntos Econômicos Paroquiais (Caep) da Paróquia São Jorge, Giuvani Augusto Peroza, a nova igreja será construída mais para trás do terreno onde havia a atual, com o espaço em frente à entrada ornamentado por dois grandes canteiros. O projeto também prevê uma torre para o sino, suspenso a 20 metros de altura, e uma cruz vazada no topo.
A previsão para a conclusão da primeira etapa é até o final de agosto. A fase compreende a construção de toda a estrutura e cobertura, com investimento inicial de R$ 240 mil. Os recursos são próprios da paróquia, que estima a aplicação de até R$ 600 mil para a conclusão do projeto.
“É uma obra de longo prazo”, explica Giuvani, prevendo que a construção só fique pronta dentro dos próximos dois anos. Por enquanto, as missas e outras celebrações religiosas estão acontecendo em uma sala anexa ao Centro Comunitário, ao lado da construção da nova igreja.
Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia