A Secretaria Municipal de Assistência Social de Abelardo Luz, através do Centro Especializado da Assistência Social (CREAS), promove nesta sexta-feira (15), uma atividade especial em referência ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.
O objetivo é incentivar os idosos na busca de seus direitos e alertar a sociedade para a problemática da violência e maus-tratos contra os idosos que são determinados de acordo com a situação a eles imposta, tais como: violência física, violência psicológica, abuso financeiro ou material: abuso sexual e casos de abandono familiar.
A programação será realizada das 14h às 16h, na Avenida Beira Rio (Rua do Lazer) e contará com mateada, roda de conversas, dinâmicas de grupo, gincanas, música ao vivo, além de distribuição de brindes aos participantes. A atividade deve reunir integrantes de vários grupos de terceira idade do município.
O CREAS orienta aos participantes a levarem cadeiras, cuia e térmica. No local haverá distribuição de lanche, erva-mate, água quente e de brinde todos ganharão um cevador de chimarrão (vira-mate). Quem tiver violão, gaita e outros instrumentos musicais também poderá estar levando para animar a atividade.
O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa foi instituído em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS/2017), um em cada seis idosos é vítima de algum tipo de violência em todo o mundo. Conforme a OMS, em 2017, 16% das pessoas com mais de 60 anos sofreram algum tipo de abuso seja ele por negligência, violência psicológica, física ou sexual.
Ascom Abelardo Luz