A Secretaria de Educação de Abelardo Luz entregou, na última sexta-feira (8), kits escolares aos alunos da 1ª Turma de Alfabetização de Adultos da Vila Araçá. O kit escolar é composto por caderno, lápis, caneta, régua, cola e outros materiais que auxiliarão nas atividades de alfabetização.
O Projeto de Alfabetização de Adultos está sendo desenvolvido junto à comunidade em parceria com a Escola Municipal Professor Ernesto Sirino. O objetivo é oferecer uma nova chance aos adultos, de voltar aos bancos escolares, para aprender a ler e a escrever.
A turma é composta por 12 de alunos, com idade entre 30 a 65 anos, que não tiveram a oportunidade de frequentar a escola na idade certa. As aulas iniciaram no mês de abril deste ano atendendo a uma solicitação dos próprios moradores da comunidade.
NUNCA É TARDE PARA APREENDER
A aluna Carmelinda Alves de Araújo, 61 anos, conta que quando era criança não frequentou a escola e apreendeu a ler sozinha em casa. “Quando era pequena não podia frequentar a aula porque era longe e tinha que cuidar da minha mãe que era doentia. Mas dai fui praticando, juntando as letras, fui soletrando e aprendi por sí própria. Agora quase não tem palavra que eu não decifre”, conta ela, que já conseguiu tirar a Carteira de Motorista e não pensa em parar de aprender.
“A coisa mais feliz que eu fico é saber ler. Se um dia eu conseguir pegar uma profissão para mim vai ser a maior alegria. Eu acho que nunca é tarde para a gente ser feliz. Eu aconselho todas as pessoas que corram atrás dos seus sonhos que uma hora se alcança”, incentivou.
As aulas do Projeto de Alfabetização de Adultos na Vila Araçá acontecem toda sexta-feira no turno vespertino e são ministradas pela professora Lucí Fornari, que também é a diretora da escola.
“Eu nunca tinha trabalhado com alfabetização de adultos. Estou muito motivada, pois é muito estimulante ver todos eles vindo para a escola. Eles vêm, participam e não são muito de faltar. Tenho 12 alunos. Uns não sabem nem assinar o seu próprio nome e outras já sabem, porém ainda não são alfabetizados. E tem outros intermediários que sabem ler e escrever, mas com alguma dificuldade que estão vindo para apreender mais”, relata a professora Lucí.
A entrega dos kits foi feita pela secretária de Educação Eliane Cantelle e pela professora Vera Cassanelli. “É uma satisfação muito grande de ver a vontade dos adultos em voltar a estudar. Estamos muito felizes com essa iniciativa. Cada comunidade que tenha o mesmo interesse, assim como o Araçá se organizou, vamos sim tentar organizar outras turmas de alfabetização de adultos no interior da melhor forma possível”, ressaltou a secretária Eliane Cantelle.
Ascom Abelardo Luz