A secretaria municipal de saúde de São Domingos, seguindo a Lei Estadual nº 17.066/2017, de 11/01/2017, implementou definitivamente o Sistema Nacional de Regulação (SISREG). Este é um sistema web de gerenciamento, que permite solicitação e agendamento de consultas em especialidades, exames e procedimentos. Este sistema é uma ferramenta fornecida gratuitamente pelo Ministério da Saúde.
Para otimizar o funcionamento desta ferramenta, São Domingos realizou a contratação de um médico regulador, que faz a analise de todos os procedimentos solicitados pelos médicos dentro do município, organiza e ordena as filas de acordo com o grau de necessidade dos pacientes.
Com a implantação do SISREG, o objetivo é regular os atendimentos da saúde pública, fortalecer a atenção básica e agilizar consulta e exames de média e alta complexidade. De acordo como médico regulador, Thiago Vianna, o ideal é que 85% dos casos sejam solucionados dentro do próprio município e apenas 15% necessite de encaminhamentos de média e alta complexidade. “Com a implantação deste sistema de regulação os pacientes serão beneficiados, pois existem inúmeros protocolos que devem ser cumpridos pelos médicos e toda a equipe de saúde, fortalecendo desta maneira a atenção básica”, explica.
A secretária municipal de saúde de São Domingos, Juliana Dutra do Prado, destaca que com o SISREG os pacientes poderão acompanhar o andamento das filas via online, e toda a equipe está passando por um treinamento para garantir a eficácia do sistema. “Toda a nossa equipe de saúde está sendo treinada e se capacitada para executar todos os protocolos do SISREG, desta forma seremos ainda mais justos com os pacientes, atendendo primeiramente aqueles que mais precisam e na hora que precisam. Lembrando que, o município é responsável pela esfera municipal, separadamente do estado e da União, assim como já acontecia antes. Não obstante, com o SISREG será possível acompanhar e planejar de acordo com as filas existentes, beneficiando a saúde como um todo”, afirma.
Juliana ainda enfatiza que São Domingos é o primeiro município da região a contratar um médico regulador para regular o SISREG municipal. “A contratação deste profissional é fundamental para garantir a eficiência do sistema. Para que a população compreenda como irá funcionar o SISREG, após a consulta na UBS, se necessário, o médico fará encaminhamentos para um médico especialista, de exames ou cirurgia. Esses pedidos complementares entrarão na fila de espera e irão para a Regulação do SISREG. Cada especialidade terá uma única fila, e a ordem de agendamento será definida pelos médicos reguladores, no caso o Dr. Thiago, aqui em São Domingos”, finaliza.
Juliana Cardoso – Ascom São Domingos