You are currently viewing Secretaria de Agricultura de São Domingos promove curso de emissão de nota eletrônica de produtor

Secretaria de Agricultura de São Domingos promove curso de emissão de nota eletrônica de produtor

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O Governo Municipal de São Domingos, através da secretaria de agricultura e meio ambiente, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), promoveu na quarta-feira, 30 de maio a primeira edição do curso de emissão de nota fiscal eletrônica de produtor rural (NFP-e), no Centro de Eventos e Cultura Vereador Valcino Lodi. A próxima edição será realizada em setembro deste ano.

O curso foi oferecido de forma totalmente gratuita e contou com a participação de 11 produtores rurais, que receberão um certificado após a conclusão da oficina de oito horas. O objetivo do Governo Municipal, através deste curso, é possibilitar a emissão da nota fiscal por meio eletrônico, estendendo as facilidades do mundo digital ao alcance do produtor rural, o que proporciona mais agilidade na emissão das notas, minimizando a burocracia, ampliando a segurança nas informações e garantindo o acesso aos direitos previdenciários para estes agricultores.

Para a responsável pelo setor de exatoria do município, Bruna do Prado, a nota fiscal eletrônica irá beneficiar todos os agricultores e também garantirá mais rapidez no processo de emissão dos blocos de produtor rural. “Atualmente, emitimos em média 300 notas de produtor rural no setor de exatoria do município de São Domingos, com a implantação do sistema eletrônico nas propriedades, este número irá diminuir, agilizando a emissão da nota fiscal, pois deixará de ser emitida no papel e passará a ficar online. Sabemos, dos inúmeros benefícios que a informatização e as tecnologias podem trazer para as propriedades, por isso, o Governo Municipal esta comprometido em oferecer ainda mais cursos e formações como estas aos nossos agricultores”, explica.

De acordo com a instrutora do SENAR, Janice Zanella, para o produtor rural, a NFP-e facilitará os trâmites burocráticos e também os custos operacionais e financeiros. “Entre os benefícios da informatização das propriedades rurais está a despreocupação quanto ao arquivamento ou extravio dos documentos, pois as cópias podem ser obtidas a qualquer momento pelo sistema da Secretaria de Estado da Fazenda, para isso é necessário apenas emitir a nota eletrônica para que a operação seja contabilizada pelos órgãos competentes. Além disso, as notas eletrônicas reduzirão em 70% o uso do papel e trará ainda facilidade ao produtor que pode emitir sua nota de qualquer lugar, desde que tenha acesso a um computador conectado a internet”, afirma.

Juliana Cardoso – Ascom São Domingos