You are currently viewing COM 69,28% DO PÚBLICO VACINADO, Campanha da Gripe entra na reta final com baixa procura em Abelardo Luz

COM 69,28% DO PÚBLICO VACINADO, Campanha da Gripe entra na reta final com baixa procura em Abelardo Luz

Termina nesta sexta-feira (1º) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe em todo o País. Em Abelardo Luz, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, mesmo entrando na reta final, a adesão está abaixo do esperado, com apenas 69,28% do público-alvo imunizado, conforme os dados registrados até a manhã desta terça-feira (29).

Em todo o município, a meta é imunizar 4.751 pessoas que fazem parte dos grupos prioritários e que precisam ser vacinadas por serem considerados mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. Devem receber a dose crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos a partir de 60 anos, trabalhadores da saúde, professores, indígenas, gestantes, puérperas, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas com doenças crônicas.

COBERTURA É MAIOR ENTRE IDOSOS E CRIANÇAS

Segundo a responsável pelo Setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Abelardo Luz, Rosane Ribeiro, o público que mais procurou a vacina até agora foram os idosos e as crianças. “As demais pessoas como gestantes, professores, portadores de doenças e os próprios trabalhadores da Saúde não estão procurando a vacina e o índice é bem baixo”, informou.

Vários fatores podem estar influenciando a população alvo a não procurar os Postos de Saúde para tomar a vacina. Um deles pode estar relacionado ao frio que praticamente ainda não chegou e a inexistência de casos na região.

“Tivemos um pouco de frio, mas já esquentou novamente. Também não tivemos esse ano muitos casos de gripe. Em outros anos quando se tinha casos divulgados, a população estava mais preocupada e procurava mais a vacina, inclusive existia até gente na fila aguardando”, lembrou.

Rosane reforça a todas as pessoas do público-alvo para que procurem tomar a vacina que é a única forma de prevenção contra a gripe. Segundo ela, a vacina é segura e protege contra o vírus da gripe H1N1 e o H3N2, o que reduz as complicações que podem provocar casos graves da doença, internações e até óbitos.

“A gente lembra que a vacina não é para curar, ela é para prevenção. Se pegar a gripe e depois se vacinar, não vai resolver. Primeiro tem que fazer a vacina e se a gripe chegar a pessoa vai estar prevenida”, reforça.

ÚLTIMA SEMANA DE VACINAÇÃO

Nesta última semana da campanha, a vacina está sendo oferecida nos postos de saúde da cidade de Abelardo Luz que estarão atendendo no horário 8h às 17h, fechando somente ao meio-dia. Para tomar a vacina é necessário levar o cartão do SUS e a caderneta de vacinação.

Ascom Abelardo Luz