You are currently viewing São Domingos promove palestra sobre abuso sexual para crianças e adolescentes

São Domingos promove palestra sobre abuso sexual para crianças e adolescentes

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O Governo Municipal de São Domingos, juntamente com o Conselho Municipal de Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA), promoveu nesta sexta-feira (25), um ciclo de palestras sobre o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, em alusão ao dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O palestrante e mágico, Mauro Dias, apresentou a palestra “Faça Bonito – Por uma Juventude sem Violência”, para aproximadamente 800 crianças e adolescentes, do 5ª ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio, das escolas municipais e estaduais, da cidade e do interior. O objetivo do evento era conscientizar os jovens a respeito dos tipos de violência, principalmente do abuso e da exploração sexual, e da importância da denúncia, para quebrar o ciclo.

A presidente do CMDCA, Francismara Mariani, destacou que garantir os direitos das crianças e adolescentes é uma responsabilidade de toda a sociedade. “A violência sexual contra crianças e adolescentes é um fato e está presente em muitos lares brasileiros, nove em cada dez casos de abuso, a criança ou adolescente é violentada por alguém que conhece, alguém de sua confiança, alguém que deveria protegê-lo, por isso fazer a denúncia fica ainda mais difícil. Pensando nisso, o Governo Municipal e o CMDCA, promoveu este ciclo de palestras para conscientizar os novos jovens, quanto a importância da denúncia e para que saibam que podem procurar ajuda sempre que for  necessário”, salienta.

Francismara ainda afirma que o trabalho desenvolvido pelo Governo Municipal e pelo CMDCA é permanente. “Apesar do dia 18 de maio, ser um dia de luta, os nossos esforços são permanentes. Já desenvolvemos diversas atividades, com os jovens, famílias, rede de atendimento, para que todos saibam como lidar com estas situações e como proteger e garantir os direitos destes pequenos são-dominguenses, dando a eles a oportunidade de um presente e um futuro mais saudável e feliz”, comenta.

Juliana Cardoso – Ascom São Domingos