A Administração municipal e Secretaria de saúde em convênio entre o estado e a clínica Cristalink está realizando nos dias 21/22 e 23, mais um mutirão de cirurgias de catarata para pacientes de Faxinal dos Guedes, o projeto visa atender pacientes que estavam na fila de espera e alguns que foram constatadas a necessidade de cirurgia através do último mutirão de consultas no mês passado, onde foram atendidos mais de 400 pacientes do município.
As cirurgias acontecem no município de São Lourenço do Oeste, o procedimento envolve consulta médica de avaliação, exames pré-operação e a cirurgia que dura em média 10 minutos. Após a cirurgia, o paciente recebe um kit com óculos escuros e colírio para garantir a recuperação e o sucesso do procedimento. A maioria dos pacientes sai da clínica com a visão recuperada, mas retornam no dia seguinte para uma avaliação da equipe médica.
A catarata, associada ao envelhecimento da população, é a principal causa de cegueira no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o objetivo do município é zerar a fila de pessoas com problemas de catarata. “No final do ano de 2017 conseguimos zerar a fila de espera para este tipo de cirurgia, e a nossa meta para 2018 é a mesma, com muito trabalho conseguiremos atingir,” ressalta Daiane Marroco, diretora de saúde.
Eliane Teles – Ascom Faxinal dos Guedes