Fomentar na sociedade as discussões e atitudes voltadas à redução do número de mortes e feridos graves no trânsito. Esse é o objetivo central do Movimento Maio Amarelo que, nesta edição, tem como lema “Nós Somos o Trânsito – nossas atitudes podem salvar vidas”.
O movimento está direcionado à importância da conscientização de cada um para o trânsito mais seguro, responsabilizando cada um de nós para atitudes conscientes e de preservação da vida. A intenção é colocar em pauta a segurança viária, estimulando o cidadão a promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada um, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.
Em Xaxim, a conscientização contará com ações promovidas pelo Departamento Municipal de Trânsito e Conselho Municipal de Trânsito, com apoio de entidades locais. Na sexta-feira (11), serão realizadas, durante todo o dia, palestras de conscientização para alunos da rede pública de ensino no auditório da Câmara Municipal de Vereadores. Já no sábado (12), o Departamento Municipal, integrantes do Conselho e de entidades locais realizarão, na Praça Municipal Frei Bruno, ações de conscientização, orientação sobre trânsito seguro e, ainda, entrega de folders e adesivos.
Conforme o Diretor do Departamento Municipal de Trânsito de Xaxim, Ivo Silveira, “todas as atividades de conscientização e educação no trânsito são benéficas e extremamente importantes, pois contribuem com a segurança nas vias e com a redução dos índices de acidentes. Temos que ter a consciência de que os acidentes não acontecem, mas sim são frutos de escolhas inadequadas e arriscadas. Por isso, estamos empenhados em mais um movimento Maio Amarelo para fomentarmos a cultura de prevenção e de atitudes seguras no trânsito”, pontuou.
Meriana Chemin Peri – Ascom Xaxim