Os três postos de Saúde, localizados na área urbana de Abelardo Luz, estarão abertos, neste sábado (12), para o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a meta é imunizar durante toda a campanha um total de 4.751 pessoas em todo o município.
A vacina pode ser feita na UBS Marlene Agheta Piccinin, do bairro Alvorada; na UBS Vereador Arcy Romano, do bairro Aparecida, e também no Centro Municipal de Saúde “Angela Nardino Bertoncello”. O horário de funcionamento das unidades de Saúde será das 8h às 12h e das 13h às 16h.
A campanha termina no dia 1º de junho e não haverá prorrogação. A vacina contra gripe é realizada todos os anos para reduzir as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos.
A vacina é gratuita e protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS, (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).
Devem procurar as unidades de Saúde para tomar a vacina os idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional. Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais também devem se vacinar.
NÚMERO PESSOAS A SER VACINADAS EM ABELARDO LUZ
Crianças 6 meses a 2 anos – 471
Crianças de 2 a 4 anos – 800
Trabalhadores de Saúde – 231
Gestantes – 236
Puérperas – 39
Indígenas – 224
Idosos – 1620
Comorbidades – 968
Professores – 162
TOTAL – 4.751 pessoas
Ascom Abelardo Luz