A Secretaria Municipal de Saúde de Abelardo Luz, através da Vigilância Sanitária e Epidemiológica, promoveu nesta terça-feira (24), no Plenário da Câmara de Vereadores, palestra sobre a “Saúde do Trabalhador e a prevenção de acidentes de trabalho no meio rural e na construção civil”. O evento contou com a participação de trabalhadores do campo, da construção civil, servidores municipais e do vice-prefeito Jorge Piccinin, entre outras autoridades.
O evento foi realizado em parceria com o CEREST – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – Regional de Chapecó, e faz parte da programação do Abril Verde, movimento que tem como objetivo a conscientização para a prevenção de doenças ocupacionais e acidentes no trabalho.
Um dos palestrantes, o Técnico em Segurança no Trabalho do Cerest, Nédio Secco, abordou as principais ocorrências de acidentes de trabalho envolvendo os trabalhadores do campo, principalmente durante o manuseio de máquinas agrícolas. Segundo ele, um dos casos mais comuns de acidentes fatais está diretamente ligado a falta de cuidado com o uso do trator. Ele também trouxe dicas para prevenção de acidentes na construção civil, como quedas em altura e amputações com máquinas elétricas, que são os mais comuns; e ressaltou a importância do uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs).
ANIMAIS PEÇONHENTOS
Já o professor da Unochapecó e biólogo da Secretaria de Saúde de Chapecó, Junir Antonio Lutinski, enfocou sobre os acidentes envolvendo as espécies de animais peçonhentos mais comuns na região Oeste. Na lista estão as abelhas, vespas, serpentes, aranhas, taturanas e os escorpiões que são os casos mais recentes. Ele também deu dicas de prevenção de acidentes com algumas plantas tóxicas, que parecem ser inofensivas, mas que podem trazer sérias complicações de saúde ao serem ingeridas.
“O animal peçonhento é aquele que produz alguma toxina e o ser humano ao ser picado pode inocular essa toxina (veneno). Geralmente o ataque acontece em alguma situação em que ele se sinta ameaçado e vai então causar o envenenamento”, explica Junir.
O biólogo ressaltou que todos os moradores devem tomar os devidos cuidados, especialmente com limpeza no entorno das casas e das propriedades rurais. Ele lembrou que os acidentes com os animais peçonhentos podem acontecer inclusive nas áreas urbanas e, por isso, da necessidade de adotar medidas preventivas.
“No caso das aranhas, os acidentes acontecem normalmente dentro de casa, e as taturanas podem estar no jardim no meio das plantas e o acidente pode acontecer. As abelhas e as vespas também são animais que habitam em áreas rubanas. O que a gente não vai encontrar muito são as serpentes, mas fica o alerta a população urbana e também população rural para que tomem os cuidados para evitar acidentes com esses animais”, complementa.
DIA D
O DIA D da programação do Abril Verde será neste sábado, dia 28 de abril, quando é comemorado o “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”. A programação será concentrada na Praça Municipal “Olices Stefani”, das 8h às 12h, e contará com orientações sobre a prevenção de doenças do trabalho, teste de glicemia, verificação da pressão arterial, campanha de vacinação da gripe e atualização de vacinas, entre outras atividades educativas.
Ascom Abelardo Luz