Iniciou nesta segunda-feira (23), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe em São Domingos. O objetivo do Governo Municipal, através da secretaria municipal de saúde, é vacinar no mínimo 90% dos grupos prioritários. A campanha segue até o dia 1º de junho e no sábado, dia 12 de maio, será realizado o “Dia D de Vacinação”, no Centro de Saúde Santa Paulina e na UBS do Bairro Esperança, com atendimento durante todo o dia, sem intervalo para o almoço.
Fazem parte do grupo prioritário da vacina: idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e portadores de doenças crônicas não-transmissíveis. Além da vacina contra a gripe, também estão sendo revistas as carteiras de vacinação, caso algum paciente necessite realizar alguma vacina faltante, e realizada a segunda mobilização da vacina do tétano.
Ao todo, São Domingos conta com aproximadamente 3.150 pessoas entre os grupos prioritários e para facilitar o acesso dos pacientes a campanha também serão realizadas a vacinação nas unidades básicas do interior do município, sendo no dia 16 de maio, no Distrito de Vila Milani, no dia 17 de maio, na comunidade do Santo Antônio, e no dia 18 de maio, no Distrito do Maratá.
De acordo com a secretaria municipal de saúde, Juliana Dutra, a vacina protege contra os tipos mais comuns de influenza, dentre eles a H1N1, o H3N2 e a influeza B, que são os principais causadores de mortes em decorrência da doença. “Estamos muito satisfeitos com a nossa população que vem procurando intensamente as salas de vacina para ficarem imunizados já nestes primeiros dias de campanha. Lembramos que todos que fazem parte dos grupos prioritários devem comparecer com a carteira de vacinação e um documento de identificação em mãos, a vacina é oferecida de forma gratuita e precisamos salientar que a vacina não causa gripe, já que a dose é feita com o vírus inativado. Convidamos a todos para que venham realizar a vacina já nestes primeiros dias, visto que ela demora alguns dias para fazer efeito, assim todos ficarão imunes neste inverno”, afirma.
Juliana Cardoso – Ascom São Domingos