A Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), com apoio da Secretaria Municipal de Educação, lançou na última quinta-feira (19), no Plenário da Câmara de Vereadores, o Projeto de Combate à Obesidade Infantil nas escolas da rede pública de Abelardo Luz. A reunião de apresentação do funcionamento do projeto contou com a presença de pais, alunos, professores e profissionais de Saúde.
De acordo com levantamento feito pela equipe do NASF em seis escolas da área urbana de Abelardo Luz, dos 1.475 alunos avaliados, do 1º ao 9º Ano, foi identificado 436 crianças com sobrepeso e 176 já consideradas obesas. A pesquisa foi realizada nas escolas Romildo Menegatti, Professor Laury Luiz Deon, Irineu Bornhausen, Vila Esperança, Altair Silva e Anacleto Damiani.
Segundo o educador físico do NASF, Elói Ferraz, uma ficha avaliativa foi enviada às escolas participantes para que os professores de Educação Física pudessem colher os dados e calcular o IMC de cada aluno. A partir disso, foi possível avaliar a situação da obesidade infantil no município e, assim poder desenvolver o programa visando diminuir os casos existentes.
O cenário preocupante foi apresentado aos pais que também foram orientados a incentivar os filhos a adotar hábitos mais saudáveis e a participar das atividades recreativas que serão oferecidas pela equipe do NASF para combater a obesidade e prevenir doenças entre as crianças.
“Um fato chamou muita a atenção porque das 176 crianças que estão com o peso na classificação de obesidade, 91 estudam no período vespertino. Isso se dá pelo simples motivo de que, as crianças que estudam no período vespertino dormem por mais tempo na parte da manhã, geralmente ficam em casa sozinhas ou com alguma empregada ou com irmãos e, passam a maior parte do tempo em frente a televisão, computador, vídeo game e consomem alimentos não saudáveis mais práticos e embalados”, afirma Elói.
ATIVIDADES COMEÇAM DIA 25 DE ABRIL
As atividades do projeto serão realizadas uma vez por semana no campo do Estádio Municipal Valdir Luis Stefani e terão início na próxima quarta-feira (25). O primeiro grupo atendido são os alunos já considerados obesos que estudam no turno matutino. Os participantes serão divididos em duas turmas, de acordo com a faixa etária, às 14h para estudantes do 1º ao 5º ano; e às 15h para estudantes do 6º ao 9º Ano.
Além de atividades físicas, serão desenvolvidas muitas brincadeiras e ações com orientações com a nutricionista e demais profissionais do NASF. “Nosso objetivo é a prevenção com o desenvolvimento de atividades lúdicas-recreativas. Como são crianças vamos trabalhar no contra-turno escolar através da brincadeira, incentivando elas a se alimentar corretamente e a pegar o gosto pela atividade física”, ressalta Elói.
Ascom Abelardo Luz