You are currently viewing Saúde elimina antigas filas e mantém em dia atendimento por consultas com especialistas

Saúde elimina antigas filas e mantém em dia atendimento por consultas com especialistas

A Secretaria Municipal de Saúde de Abelardo Luz conseguiu eliminar as antigas filas de espera por consultas com especialistas. O atendimento começou a ser normalizado a partir de janeiro desde ano por meio do fortalecimento da parceria entre o município, Governo do Estado/SUS e o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de Santa Catarina (CIS/Amosc), que abrange 51 municípios, entre eles Abelardo Luz.

“Entramos em outubro de 2017 e pegamos a fila parada desde junho. Em dezembro conseguimos fazer uma parte e em janeiro deste ano conseguimos eliminar sete meses de fila através do CIS-Amosc. Hoje não temos filas parada para consultas com especialista”, garante a secretária de Saúde, Sandra de Souza.

De acordo com a secretária, as consultas com especialista continuam sendo realizadas por meio de agendamento e o tempo mínimo de espera é 10 e no máximo 40 dias, dependendo da especialidade. Segundo ela, as principais especialidades atendidas pelo município são consultas com oftalmologista, urologista, ortopedista, cardiologista, vascular, gastroenterologista, dermatologista entre outras.

“Estamos conseguindo agendar cada mês as consultas dos pacientes e mantendo a fila em dia. Essas consultas são gratuitas sem contrapartida dos pacientes, feitas através do Consórcio do Cis-Amosc que é o município que paga as despesas”, explica.

Para uma consulta com especialista o cidadão deve ir primeiramente até o Centro Municipal de Saúde ou Posto de Saúde do bairro onde mora para fazer uma consulta com o seu médico da sua área. “Dependendo da gravidade ou não do caso, é o médico que vai encaminhar esse paciente para um especialista, procedimento que é feito mediante inclusão de agendamento no sistema do Cis-Amosc”, relata.

SISTEMA COM LISTA DE ESPERA

Segundo a secretária, foi implantado recentemente no Centro de Saúde, o Sistema do Sisreg (Sistema Nacional de Regulação), que é um portal WebService onde estão as listas de espera dos pacientes que aguardam por consultas, exames e intervenções cirúrgicas e outros procedimentos nos estabelecimentos da rede pública de saúde do Estado.

“A consulta do paciente é lançada neste sistema sendo ele chamado por ordem cronológica, com exceções dos casos em que o médico pede consulta com urgência. Estamos no momento atendendo as filas de fevereiro e março, não deixando ninguém sem o atendimento,” enfatiza.

Ascom Abelardo Luz