A prefeitura de Abelardo Luz desativou e recolheu, na tarde desta quinta-feira (12), o motor gerador de energia elétrica que, por mais de 6 anos, atendeu cerca de 90 famílias de uma área do bairro São João Maria, que devido a isso ganhou o nome de Loteamento “Gerador”.
A desativação se deu por conta da instalação das redes de luz e água que foi conquistada, através do projeto de infraestrutura, por meio de parceria do Governo Municipal com a CELESC e a CASAN. As melhorias estão sendo possíveis após a transformação da área, que pertencia ao Município, em área de habitação de interesse social, também providenciada pela atual administração.
As famílias beneficiadas começaram a ocupar a área, que era pública, em meados de 2012 e desde então aguardavam pela regularização prometida pelas antigas administrações. Para compensar a falta de energia elétrica, os moradores utilizavam da luz produzida a partir do motor gerador, que até então, vinha sendo custeado pela prefeitura.
Com a finalização das obras de luz e água no loteamento, além de melhorar a qualidade de vida dos moradores, o município vai economizar cerca de R$ 20 mil por mês. Segundo a prefeitura, esse valor era gasto na manutenção do equipamento, entre aluguel, combustível, peças e reparos na rede com cabos e fios, entre outros serviços.
“Esse era dos grandes problemas que assim que assumimos o Município, junto com a nossa equipe, fomos atrás e graças ao empenho, especialmente do secretário de Administração (Nelson Martini), junto com a Celes e a Casan estamos conseguindo resolver. Já estamos trazendo a luz e a água para o bem estar destas famílias. Em breve vamos instalar também a iluminação pública e futuramente providenciaremos os documentos dos lotes, além de outras melhorias que ainda faltam fazer no bairro”, ressaltou o prefeito Wilamir Cavassini.
REDE DE LUZ E ÁGUA
Com a instalação de rede de água e de energia elétrica no local, as famílias foram comunicadas da retirada do gerador e começaram a providenciar o padrão de luz e de água nas casas, mediante solicitação junto a Celesc e na Casan. As ligações iniciaram assim que foi concluída a rede de luz em todo o loteamento.
Antonio de Mattos, 48 anos, foi um dos primeiros moradores a fazer ligação da luz e da água na casa família. “Faz sete anos que gente esperava a luz e a água. Estamos muito contentes. Agora a luz é 24 horas por dia. No motor era das oito ao meio-dia e das quatro a meia noite e depois ficava tudo no escuro”, comenta.
Antonio reside em frente ao local onde estava o motor e assistiu a retirada do equipamento do bairro. “Temos que agradecer ao prefeito e ao vice-prefeito que trouxeram a luz e a água para nós, mas também por esse gerador que ajudou todos nós neste tempo todo e que Deus acompanhe ele onde for”, disse emocionado o morador que foi um dos que cuidava do funcionamento do equipamento.
Ascom Abelardo Luz