You are currently viewing Confirmada construção de Subestação da Celesc em Abelardo Luz

Confirmada construção de Subestação da Celesc em Abelardo Luz

Representantes da Celesc de Chapecó e Florianópolis estiveram em Abelardo Luz para conhecer e analisar algumas áreas para construção da subestação  

Após muitos anos de espera, está confirmada oficialmente a construção de uma subestação de energia elétrica no município de Abelardo Luz. A informação foi repassada por representantes da Celesc de Chapecó e Florianópolis que estiveram reunidos, na manhã desta terça-feira (20), com o prefeito Wilamir Cavassini e empresários do ramo de energia, Ivan Giliolli e Sadi Oliveira da Luz, para iniciar as tratativas e verificar possíveis áreas para sua instalação.

O chefe da divisão técnica da Celesc de Chapecó, Paulo Giacomazzi, disse que o projeto da subestação já está bem encaminhado e que o objetivo é melhorar a qualidade da energia oferecida na região. “Já estamos conversando com a prefeitura para localização do terreno para construção desta subestação que vai alavancar outros empreendimentos na região, como indústrias, a conexão de usinas e a melhoria da qualidade de energia para toda a região, não apenas Abelardo Luz, mas São Domingos, Ipuaçu e Ouro Verde”, destaca.

De acordo com Giacomazzi, a subestação de energia é um pedido antigo das autoridades e empresários de Abelardo Luz. “Hoje a Celesc também está notando essa necessidade de ampliar a qualidade de energia e a condição de potência instalada na região. Hoje a região aqui é atendida de Xanxerê e temos uma qualidade de energia, mas a ideia é proporcionar aos empresários uma condição melhor para o crescimento do município e da região”, salientou.

Após reunião no gabinete, o prefeito Wilamir Cavassini, juntamente com os empresários Ivan Giliolli e Sadi Oliveira da Luz, apresentou aos engenheiros e topógrafos da Celesc três opções de terrenos para instalação da subestação. Os locais apresentados ficam à margem da SC-350, próximo ao Favo Eventos, na saída para a Prainha; à margem da SC-155, próximo ao Distrito Industrial/Vipet AlimentosI; e outro à margem da SC-155, na comunidade de Passo das Antas.

CONTRAPARTIDA DO MUNICÍPIO

De acordo com o prefeito Cavassini, o terreno vai ser uma das contrapartidas oferecidas pelo município para construção da subestação. “Há muito tempo que Abelardo Luz pleiteia por isso. Há poucos dias atrás estivemos reunidos com o presidente da Celesc que nós confirmou a subestação, mas disse que precisava do terreno. Então isso se concretiza hoje com a vinda da equipe de engenharia de Chapecó, ambientalistas e topógrafos que vieram ver os locais que estamos oferecendo e assim ter uma noção e iniciar os projetos no próximo mês”, comenta.

Segundo Cavassini, a visita aos locais serviu para os técnicos avaliar as condições de cada área para depois escolher qual melhor atende aos requisitos exigidos para execução do projeto.

“É uma etapa que estamos realizando para concretizarmos a subestação em Abelardo Luz. Temos aqui uma grande empresa e isso vai facilitar o trabalho de toda uma região. No momento estamos trabalhando para trazer energia, mas daqui alguns anos também seremos exportadores de energia com as usinas que estão sendo construídas no município”, enfatiza o prefeito.

Ascom Abelardo Luz